ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Análise hEDGEpoint: Quais os possíveis impactos do El Niño na safra brasileira de café 2024/2025?

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/08/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Na semana passada, os preços do café se recuperaram do patamar de 145 c/lb, conforme discutido no relatório anterior da hEDGEpoint Global Markets. Ainda assim, à medida que a colheita atinge suas etapas finais no Brasil e o El Niño permanece ativo, é crucial continuar investigando os possíveis impactos que o fenômeno pode causar na safra brasileira 24/25.

O Gráfico #1 mostra a anomalia de temperatura média, considerando um período importante para o mercado de café: o último El Niño na década, de alta intensidade, que levou a quebras nas safras de arábica e conilon.

Para cidades selecionadas em importantes regiões produtoras de café, o El Niño teve diferentes impactos: para Três Pontas e Patrocínio, as temperaturas foram superiores à média em 53% dos períodos-chave de floração/crescimento dos frutos analisados.

No entanto, para Manhuaçu e São Mateus, as porcentagens são mais altas, de 67% e 89%, mostrando que as áreas de arábica na Zona da Mata e as áreas de conilon no Espírito Santo podem ser mais vulneráveis ao fenômeno do que as demais áreas. 

Quanto à precipitação, essas áreas também estão mais ameaçadas: 78% dos períodos-chave de desenvolvimento em Manhuaçu e São Mateus tiveram níveis de chuva abaixo da média; em Três Pontas e Patrocínio, as porcentagens foram de 67% e 44%, respectivamente, segundo Natália Gandolphi, analista de café da hEDGEpoint Global Markets.

A combinação de níveis de precipitação mais baixos e temperaturas mais altas pode afetar negativamente as árvores de café, e uma boa métrica usada para medir a saúde das safras é o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada). O Gráfico #3 mostra a correlação entre os níveis médios de NDVI entre maio e junho do ano anterior de cada safra e a produtividade para o Sul de Minas Gerais.

“Intuitivamente, quanto maior a anomalia do NDVI, maior é o rendimento esperado. Algumas safras, como 18/19 e 20/21, tiveram resultados muito melhores do que o esperado com base em seus níveis de NDVI - mas isso se deve a outros fatores, como um efeito mais forte de bienalidade a partir das práticas de manejo aplicadas anteriormente, assim como técnicas mais sofisticadas”, explica Natália.

Portanto, de acordo com a analista, o clima visto no passado recente também é importante para entender o potencial da próxima safra. “Considerando a anomalia média de NDVI vista este ano, os rendimentos provavelmente serão mais altos do que os registrados em 21/22, 22/23 e 23/24. No entanto, a métrica tem suas limitações, que são visíveis quando destacamos as safras 18/19 e 20/21. Assim, quando se trata do desenvolvimento da próxima safra, deve-se atribuir um maior peso maior às perspectivas para o clima no próximo trimestre”, afirma.


A íntegra do relatório está disponível aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures