ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

América Central: Robério Silva completa viagem às regiões afetadas pela ferrugem

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/05/2013

3 MIN DE LEITURA

3
0
O Diretor-Executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro Robério Oliveira Silva, cumprindo o disposto na ICC Resolução Número 451, visitou cinco países centro-americanos afetados pela propagação da ferrugem do café. Durante sua missão ele teve a oportunidade de avaliar as dimensões dos prejuízos acarretados pela doença e discutir com autoridades locais e internacionais o conjunto de soluções e medidas concretas necessárias para solucionar o problema o quanto antes possível.

No início de sua visita oficial, Robério Silva participou do Primeiro Congresso Internacional sobre a Crise da Ferrugem do Café. Este evento, que transcorreu na Guatemala no período de 18 a 20 de abril de 2013, foi organizado pelo Programa de Investigação Mundial de Café (WCR) e o Programa Cooperativo Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e a Modernização da Agricultura (PROMECAFÉ) e contou com a participação de representantes do comércio cafeeiro global e de associações do café, assim como de cientistas de renome. A comunidade financeira foi representada pela Corporação Financeira Internacional (CFI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial. Um importante resultado do Congresso foi o estabelecimento de uma unidade de resposta emergencial à ferrugem parcialmente financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e parcerias privadas obtidas através do PROMECAFÉ, que baseia suas operações na Guatemala. 

Depois da Guatemala, o Diretor-Executivo viajou para Honduras, onde se entrevistou com o Presidente designado, Sr. Samuel Reyes, funcionários do Governo e autoridades das principais agências do café (Ahprocafe, Anacafeh, La Central y Uniocoop, Adecafeh, Senasa, Oirsa, Conacafeh). Robério visitou os escritórios do Instituto Hondurenho do Café (Ihcafe) e se reuniu com representantes da Junta Diretora do Conselho Hondurenho da Empresa Privada (Cohep). Também participou de uma reunião com funcionários do Banco Central de Honduras, da Comissão de Bancos e Seguros e do Banco Hondurenho da Produção e Habitação (Banhprovi) e com presidentes e outros representantes de Sindicatos. Ele então percorreu a zona cafeeira de Marcala, La Paz, e visitou fazendas de café afetadas pela doença. Declaração da Presidência de Honduras

Robério Silva em seguida viajou para El Salvador, onde participou de uma turnê regional para avaliar a incidência da ferrugem, que, de acordo com estimativas de fontes oficiais, está afetando 40% da safra. O Departamento de Estado salientou que o propósito da visita do Diretor-Executivo à região foi decidir sobre as medidas a serem tomadas para encontrar uma solução para o problema da ferrugem. Robério depois disso participou de reuniões com vários Ministros, entre eles o Ministro da Economia e o Vice-Ministro da Agricultura, Sr. Hugo Alexander Flores, e também se reuniu com o Embaixador no Reino Unido, S. Exa. o Senhor Werner Romero, para trocar ideias sobre a situação da colheita de café, o principal produto que El Salvador exporta tradicionalmente. 

Na Nicarágua, o Diretor-Executivo se entrevistou com o Presidente da República, S. Exa. o Senhor. Daniel Ortega, que enfatizou a necessidade de ir além da questão específica da ferrugem do café e de analisar de forma holística as fragilidades e oportunidades do setor cafeeiro, tanto em cada país como em escala regional. O Diretor-Executivo também se reuniu com os Ministros do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Agricultura e Economia Cooperativa, Sr. Orlando Solórzano, Sr. Ariel Bucardo e Sr. Pedro Haslam. No dia 29 de abril, ele discutiu a situação com representantes de todos os setores da indústria cafeeira nicaraguense, e em seguida fez uma visita a Matagalpa, onde pôde dialogar diretamente com representantes de diversas cooperativas do café. 

Robério Silva esteve na Costa Rica, na última etapa de sua visita. Neste país, ele visitou o Centro de Investigações do Instituto Hondurenho do Café (ICAFE), acompanhado pelo Diretor-Executivo deste, Sr. Ronald Peters, e analisou a situação da região com autoridades do Ministério da Agricultura.  

A matéria é da OIC, adaptada pelo CaféPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

DOMINGOS RIBEIRO DE ANDRADE

BOM SUCESSO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 14/05/2013

Concordo com o Sr Jose Hess, parece que foi uma viagem politica, e la como aqui no Brasil os produtores e a real situação parecem ficar a parte,
JOSÉ HESS

CURITIBA - PARANÁ

EM 14/05/2013

O Relatório da viagem do Sr. Rogério Silva, falou muito dos encontros e roteiros das viagens, o que sería mais importante para nós produtores e comerciantes seria informações estatísticas de quantos hectares ou qual a dimensão de pés de café afetados e ou sua área afetada. Pois teremos um prognóstico mais acurado das perdas por lá e como poderá se comportar o mercado brasileiro e mundial.

Portanto ficamos sem o principal assunto.
EUDAIR FRANCISCO MARTINS

BAURU - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/05/2013

Sou cafeicultor no municipio de Arealva, próximo a Bauru no interior de São Paulo, e mesmo tendo feito as pulverizações com fungicidas especificos para controle da ferrugem do cafeeiro, nesta época do ano ao avaliar os resultados decontrole tenho observado que o controle não foi eficiente como nos anos anteriores.



Gostaria de trocar informações com cafeicultores de outras regiões se tem ocorrido o mesmo fato em suas lavouras, pois sabemos das varias raças do fungo Hemileia, será que estamos presenciando a incidência de uma raça do fungo com maior poder de virulência.



Terei que refazer meu plano de controle para a proxima safra.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures