ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Advogado comenta sobre Protocolo de Intenções assinado entre Governo Federal e CNC

POR EQUIPE CAFÉPOINT

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/06/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Com o objetivo de viabilizar ações destinadas a aperfeiçoar as condições de trabalho na cafeicultura no estado de Minas Gerais, um protocolo de intenções foi firmado entre o Governo Federal, por meio dos ministérios do Trabalho e Emprego (MTE) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e o Conselho Nacional do Café (CNC). A assinatura do documento foi realizada no dia 5 de junho, na sede da Emater, em Belo Horizonte (MG), e tem como meta garantir a formalização e as boas condições de trabalho safrista na cafeicultura no estado.

O advogado especialista em agronegócio, Vinicius Souza Barquette, comenta que o protocolo é extremamente positivo para todos os envolvidos: “Qualquer política de incentivo ao cumprimento da lei e adequação das condições de trabalho sempre é bem-vinda, e a iniciativa do CNC e do Governo Federal tende a trazer melhorias dessas condições. Esse protocolo, portanto, é um caminho para a educação e a conscientização de todos os envolvidos e, principalmente, para mostrar os benefícios para todos com o cumprimento da lei”.

Ainda segundo Barquette, o maior problema existente nas propriedades cafeeiras está relacionado à precarização da mão-de-obra, situação que encabeça as ações na Justiça do Trabalho. Nesse sentido, a falta de registro na Carteira de Trabalho é um dos maiores problemas. “De um lado está o produtor, que não entende a necessidade da formalização do trabalho para a segurança do seu próprio negócio. Do outro lado está o empregado, que tem medo, por vários motivos, de perder certos benefícios sociais”, explica.

Para o advogado, a formalização da Carteira de Trabalho traz benefícios legais tanto para o produtor quanto para o empregado: “É a forma de colocar o funcionário na condição legal dentro do trabalho que ele se dispôs a fazer. E o empregador deve lembrar que os valores trabalhistas fazem parte do custo real da produção”.

Outros pontos da precarização da mão-de-obra são as questões ligadas à segurança dos trabalhadores, as más condições de trabalho e os casos de trabalho análogo à escravidão. Todos os assuntos abordados no Protocolo garantem, portanto, a empregadores e empregados, a segurança jurídica nas propriedades cafeeiras nos períodos de safra.

Barquette chama a atenção para o maior ponto positivo da legalidade trabalhista nas propriedades cafeeiras. “No final, tudo isso reflete no custo final da produção e na comercialização do produto. Posso dizer, com segurança e pela experiência, que o mercado internacional deseja cada vez mais um café sustentável em todos os aspectos. Portanto, todos só têm a ganhar com a formalização dos contratos trabalhistas durante a safra”, destaca.

O protocolo em si, que já está valendo, não tem conteúdo de lei e não gera ou elimina obrigações legais ou responsabilidades dos empregadores e empregados ou das entidades que aderirem aos seus termos. O documento prevê somente o compromisso conjunto de atuação, com foco na adoção e na divulgação das melhores práticas trabalhistas na cafeicultura.

“Há, porém, um aspecto que as entidades representativas e os cafeicultores precisam ficar atentos: as entidades que aderirem ao protocolo deverão fazê-lo por meio da negociação coletiva, hipótese em que a norma gerada terá força de lei para o Direito do Trabalho sobre os cafeicultores representados por elas. São as denominadas normas autônomas do Direito”, ressalta Barquette.

As informações são da Sakey Comunicação/CCCMG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures