ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Acarpa aponta sucesso do 19º Seminário do café do Cerrado de MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/10/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Com representantes de todo Sistema Café da Região do Cerrado Mineiro, produtores, lideranças, autoridades e profissionais ligados à produção e comercialização de café foi que ocorreu o 19 Seminário do café da Região do Cerrado Mineiro, em Patrocínio, entre os dias 27 e 30 de setembro.

A abertura do evento aconteceu na manhã da quarta-feira (28) e contou com a presença de várias autoridades federais, estaduais e municipais, com a presença de vários prefeitos da região.

Ainda na abertura, foi firmado convênio para a implantação do georeferenciamento do café produzido em MG e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Programa de Certificação do Estado "Certifica Minas" com o Programa de Certificação da Região do Cerrado Mineiro.

Durante os três dias do seminário, representantes das cooperativas e associações discutiram diversos temas ligados à cadeia do café. Para impulsionar ainda mais as palestras, na tarde do dia 28 foi realizado o Painel Técnico com os temas: Poda, espaçamento e implantação da lavoura; Climatologia e suas influências na lavoura cafeeira; e Variedades de café arábica para a Região do Cerrado Mineiro.

Na quinta feira (29) pela manhã, foi realizado o Painel da Cafeicultura Familiar e Mercado Internacional. O destaque foi da americana Laura Ann Sweitzer, que falou sobre o comércio justo como ferramenta de valor para o mercado de café, e Marcel Thiago Madureira, que complementou o tema "comércio justo". Em seguida, Julian Silva Carvalho, Coordenador Técnico Estadual da EMATER, falou do Programa "Certifica Minas Café" como uma opção para o cafeicultor mineiro.

A tarde da quinta feira foi reservada para a 2ª Rodada de Negócios, realizada com base na metodologia desenvolvida pelo SEBRAE. A Rodada superou todas as expectativas e reuniu produtores e empresas dos segmentos de maquinário, implementos agrícolas e veículos utilitários da cidade de Patrocínio e do mercado nacional.

Na sexta feira (30), foi realizada a última palestra técnica (Monitoramento Georeferenciamento de Pragas e Doenças do Cafeeiro) com os palestrantes Marcos Antônio Pimenta Menezes e Marcos Henrique (IAC). Na sequência, A Federação dos Cafeicultores, representada naquele momento pelo Diretor Executivo, José Augusto Rizental, e pelo Diretor de Marketing, Juliano Tarabal, apresentaram o Painel da Região do Cerrado Mineiro. O destaque foi a nova estratégia da Federação dos Cafeicultores do Cerrado em busca da Internacionalização da Marca Região do Cerrado Mineiro, com foco na forma de participação do produtor no novo mundo do café. O painel contou com a participação de vários produtores, que debateram sobre a nova geração dos cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro e a apresentação de casos de sucesso dentro do Painel Educampo - Sebrae.

O evento foi encerrado com a palestra motivacional do nadador Gustavo Borges, que agradou o grande público presente. Gustavo traçou um paralelo entre o esporte e o mundo corporativo com a palestra "Atitude de Campeão".

Durante os três dias de seminário, várias palestras paralelas foram realizadas em uma sala especial, onde os expositores tiveram a oportunidade de promover seus produtos, levando informações técnicas aos participantes.

Na análise conjunta dos participantes da feira, os objetivos foram alcançados. As palestras promovidas proporcionaram a todos os participantes a troca de experiências e informações, além de esclarecimentos sobre políticas públicas de fomento à cadeia produtiva do café. Marcelo Queiroz, Presidente da Acarpa, destaca que o evento foi extremamente positivo e que todas as expectativas foram superadas. "O evento teve uma significativa participação de público e contou com um grande número de cafeicultores, que acreditam no futuro, com uma visão promissora de reconhecimento pelo pioneirismo e empreendedorismo", ressalta. Nesta edição, uma das novidades foi a ampliação e a mudança no layout da feira. "Nossa preocupação foi promover a integração entre as empresas de maquinários com as empresas do setor interno da feira. E ao final do evento, percebemos que esta mudança foi totalmente aprovada tanto pelos expositores como pelos visitantes", complementa.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Acarpa, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures