ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Educampo: Os eventos climáticos e a redução da produção

ESPAÇO ABERTO

EM 17/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Por Educampo

O último biênio foi desafiador para os cafeicultores, principalmente pelas condições climáticas adversas que as propriedades tiveram que superar. O biênio 2020/2022 foi um dos piores dos últimos 10 anos, devido à ocorrência das fortes geadas em julho/2021 e aos recorrentes períodos de seca e frio intenso, que impactaram significativamente o Cerrado Mineiro, o Sul de Minas e, estes últimos, até mesmo as Matas de Minas.

Apesar da expectativa de um potencial produtivo maior na safra 2021/2022, por se tratar de um ciclo de bienalidade positiva, os eventos climáticos mencionados acima, ocorridos desde julho/2021, foram determinantes para a expressiva redução da produção, sendo menor até mesmo que as últimas duas safras de bienalidade negativa, como pode ser observado no Gráfico 1.

Gráfico 1 - Produção de sacas de café das propriedades participantes do Educampo ao longo das últimas safras

Observamos no Gráfico 1 que a produção de café vinha crescendo ao longo dos anos, apresentando aumento na produção média tanto na safra de bienalidade positiva, quanto na safra de bienalidade negativa. Entretanto, após os eventos mencionados acima, houve uma redução drástica na produção de 52,3%, se compararmos a safra 2019/2020 e 2021/2022, ambas de bienalidade positiva.

No entanto, verifica-se que mesmo diante de um cenário adverso no biênio 2020/2022, produtores do Educampo conseguiram minimizar tais impactos, chamando atenção pelo bom desempenho em produtividade, até mesmo nas regiões mais afetadas. As propriedades superiores em margem líquida no Cerrado Mineiro e nas Matas de Minas tiveram uma produtividade média de biênio de 37,65 e 30,94 sacas por hectare, valor 37% e 15%, respectivamente, superior à média de produtividade do Educampo no estado de Minas Gerais, que foi de 27 sacas por hectare. 

Em contrapartida, a produtividade das propriedades que mais ganharam dinheiro no Sul de Minas foi 2% menor que a média do Educampo, indicando que outros fatores, como o preço médio de venda ou custos equilibrados, foram imprescindíveis para o alcance dos resultados econômicos positivos.

Gráfico 2 - Produtividade (sacas/hectare) das propriedades superiores em margem líquida (R$/hectare) nas regiões produtoras do Educampo

Como mencionado anteriormente, todas as regiões produtoras do Educampo sofreram em maior ou menor escala com as intempéries climáticas. De forma geral, a produtividade das regiões do Educampo decresceu comparativamente no biênio 2020/2022 em relação ao biênio 2019/2021, 17% para o Cerrado, 22% para as Matas de Minas e 20% para o Sul de Minas. 

Sendo assim, é fato que estamos expostos a possíveis intempéries climáticas que estão fora do nosso controle. Contudo, é de responsabilidade dos produtores a realização de um bom manejo técnico e gerenciamento dos custos. 

Se você faz parte do Educampo, procure o seu consultor especialista e solicite um planejamento estratégico sempre focando no potencial particular de sua propriedade, monitorando indicadores chaves e discutindo o mesmo com o(a) Consultor(a) Especialista que lhe acompanha.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre a Plataforma Educampo, leia o QR Code abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures