ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fundação Procafé: Síntese do mercado cafeeiro no mês de Agosto de 2023

ESPAÇO ABERTO

EM 06/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

No mês de agosto/2023, as cotações do arábica, na ICE Futures US (Bolsa de Nova Iorque), logo em seu primeiro dia, fecharam em 164,40 cents/lb, alcançando níveis acima de 167,00 cents/lb em seu segundo dia de negociações, para, depois, afundar em níveis inferiores a 150,00 cents/lb e encerrar o mês em 154,50 cents/lb, portanto, um mês baixista para o café arábica. 

Em relação ao café robusta, na ICE Futures Europe (Bolsa de Londres), o mês de agosto/2023 iniciou-se com fechamento em USD 2.494,00/ton logo em seu primeiro dia, para depois alcançar níveis superiores a USD 2.500,00/ton, e, então, ceder a níveis próximos de USD 2.350,00/ton, encerrando o mês em USD 2.489,00/ton. Portanto, foi um mês que, apesar dos altos e baixos, se encerrou próximo da estabilidade, evidenciando a consistência dos preços para os robustas. Os motivos destes movimentos nas principais Bolsas de Café do mundo com algumas possibilidades futuras, a seguir:


Fatores de sustentação (alta)

Atualmente, os fundamentos seguem baixistas. Mas afinal, até quando? Basicamente, um dos poucos, se não o único fator que ainda pode reverter esta tendência negativa, é um surto climático, não somente no Brasil, mas de um modo especial em qualquer uma das oito maiores origens de café do mundo. Do contrário, o café tende a seguir oscilando, de modo não tão intenso, dentro do intervalo que já se encontra, de 145,00 cents/lp a 160,00 cents/lp (ICE Futures US), totalmente suscetível ao cenário macroeconômico, ao câmbio e ao andamento das exportações que vêm para consolidar as estimativas de safra do ciclo 2023/24, podendo, inclusive, ter o suporte rompido caso a safra global para o próximo ciclo (2024/25) se consolide como a grande maioria dos players de mercado ainda esperam. 

E este surto climático? É difícil acontecer? Frente ao cenário de mudanças climáticas que o mundo vem vivenciando, diria que as chances não são remotas, ainda mais considerando o começo de ocorrência do El Niño, fenômeno meteorológico que não ocorre há quatro anos e que pode afetar a produção em importantes origens. No Brasil, apesar de modelos climáticos americanos e europeus indicarem chuvas acima da média para o mês de setembro em importantes regiões cafeeiras, é preciso seguir acompanhando a situação com cautela, pois além das elevadas temperaturas, o retorno antecipado das chuvas em determinadas regiões cafeeiras do país ocasionou uma abertura precoce de diversas floradas, o que pode ser desfavorável para uma produção uniforme e volumosa. 

Com o risco climático relacionado ao El Niño no radar, surgem preocupações em relação à oferta não somente do Brasil, que aliás, por ora, não é tão preocupante quanto em outras origens tal como na Ásia, onde importantes origens, tais como Vietnã e Indonésia, já apresentam apreensão com o risco da escassez de chuva. De acordo com a analista de inteligência de mercado da hEDGEpoint Global Markets, Natália Gandolphi, de um modo geral, quando ocorrem os eventos de El Niño, há uma redução média de 5% na produção de arábica no mundo, o que equivale atualmente a algo em torno de 8,5 milhões de sacas. Todavia, é importante ter muita cautela e não cravar o martelo, ainda é cedo para se afirmar algo neste sentido, sendo esta apenas uma possibilidade que a cada dia se torna menos remota. Além disso, mesmo que o El Niño já tenha se iniciado, é necessário aguardar para ver como o mesmo vai se estabelecer e o que, de fato, ocasionará nos padrões de chuvas e temperaturas do mundo.

Leia a síntese completa aqui.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures