ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafeicultores verticalizam produção e se tornam menos dependentes do clima com irrigação localizada

ESPAÇO ABERTO

EM 29/07/2022

1 MIN DE LEITURA

2
0

Por Gabriela Terra, especialista agronômica da Netafim Brasil

A tecnologia de irrigação localizada tem permitido aos produtores aumentarem suas produções sem necessidade de expansão de áreas, além de ter um papel muito importante no fornecimento de alimentos. Cada hectare irrigado produz 6 toneladas a mais de alimentos em comparação ao não irrigado e isso é fundamental para suportar a demanda crescente por alimento no mundo.

Nos últimos 30 anos observamos o elevado investimento dos produtores em infraestruturas como beneficiamento, armazenamento, maquinário, fertilidade do solo e aquisição de novas áreas, onde era possível comprar terras por preços muito inferiores quando comparados com os preços atuais.

Atualmente, com valores expressivos das terras, aumento do custo de mão de obra e insumos, se faz necessário elevar a produtividade em áreas já exploradas e reduzir custos. Várias tecnologias auxiliam nessas questões, como por exemplo a irrigação localizada.

A irrigação localizada surgiu pela vivência de escassez hídrica em Israel, sendo um país extremamente árido e com grande dificuldade hídrica. A irrigação permite maior eficiência no uso da água, além de permitir o uso da fertirrigação e o aumento na eficiência no uso dos fertilizantes, reduzindo custos com mão de obra e recursos.

No caso da cultura do café, o retorno sobre o investimento da irrigação se dá logo no primeiro ano de colheita, sendo possível pagar o projeto de irrigação ainda nos 3 anos de colheita e ainda pagar a implantação da lavoura. Além desse benefício os cafeicultores ganham nos aspectos de qualidade e sustentabilidade, fornecendo água e nutrientes nas fases mais críticas da cultura e de forma eficiente. Reduzindo a entrada de maquinários na área e diminuindo a emissão de carbono para o ambiente.

A irrigação tem se tornado aliada dos produtores com relação ao clima, ficando menos dependente de chuva para produção e fertirrigação e menos dependente de fatores climáticos para a aplicação de produtos para a proteção de cultivo, facilitando as aplicações de produtos químicos, orgânicos e biológicos, sendo possível realizá-las via sistema de irrigação, reduzindo mão de obra, o que está sendo um dificultador em muitas regiões produtoras.

Dessa maneira, a irrigação proporciona a verticalização da produção, permitindo que os produtores fiquem menos dependentes de clima para se produzir, adubar e realizar as aplicações para proteção de cultivo, reduzir custos com mão de obra, maquinários e fertilizantes além de duplicar sua produção com sustentabilidade e qualidade. 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RICARDO LUIS CAMBRAI PEREIRA

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/08/2022

boa tarde. Acho improvável o retorno em tão pouco tempo, poderia nos mostrar os dados que leva a esse retorno de investimento referido na matéria ?
LEONARDO SOARES

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/08/2022

Eu posso dizer que em anos de seca como estamos passando se paga no primeiro ano, porque faz dois anos que não colho café e coloquei a irrigação se não vou ficar mais um ano sem colher, claro que nem todos estão nesta situação isso vale para terra mais seca terra vermelha.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures