ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nicarágua completará em cinco anos plano de renovação dos cafezais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A renovação das plantações de café da Nicarágua, mediante um programa governamental, deverá completar-se em cerca de cinco anos, segundo garantiu o ministro da Economia Familiar, Comunitária, Cooperativa e Associativa, Pedro Haslam. De acordo com o Haslam, a Nicarágua é reconhecida em escala mundial pela qualidade de seu café. Os detalhes do plano serão divulgados em breve.

Haslam explicou que o plano não se restringe à reposição de cultivos devido aos danos pela ferrugem do café em cerca de 30 a 35% da área dedicada ao grão. Em maio de 2012, por indicações do presidente, Daniel Ortega, o gabinete começou a estruturar um projeto para o fomento integral da cafeicultura a fim de aumentar a qualidade e os rendimentos agrícolas; ou seja, antes dos primeiros surgimentos da doença em outubro do ano passado, destacou ele.

O país tem cerca de 44 mil cafeicultores em escala nacional e, entre eles, 34 mil se classificaram como pequenos, com menos de 2,1 hectares, que são os mais afetados pela ferrugem. Entre os produtores com recursos escassos, 15,4 mil hectares precisam ser renovados devido ao envelhecimento das plantações e aos efeitos das pragas, disse ele.

De acordo com Haslam, a reposição poderá se estender por pelo menos cinco anos, e a ajuda governamental priorizará, de maneira estratificada, os cafeicultores mais vulneráveis.

O presidente destacou que o plano  além da substituição de cultivos, incluindo vertentes como manejo dos solos e o estabelecimento de variedades mais resistentes aos efeitos da mudança climática e às pragas; assim como a busca de índices superiores de produtividade por hectare a partir do emprego de práticas amigáveis com o meio-ambiente.

Ainda que a Nicarágua produza somente 1,5% da produção mundial do grão, a Organização Internacional do Café (OIC) reconhece o país entre os 10 primeiros em termos de qualidade. Para esse país, o 'café ouro' constitui o principal produto comercial, com valores em 2012 que chegaram a US$ 519,43 milhões, equivalentes a 18,86% do valor total das vendas externas do país registradas pelo Centro de Trâmites das Exportações (Cetrex).

A reportagem é do Lavozdelsandinismo.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures