ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colombianos apostam em novo tratado para expandir mercado de seus cafés na Coreia do Sul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/02/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia afirmou que o fechamento recente de um tratado de livre comércio (TLC) com a Coreia do Sul melhorará as condições de acesso de diversas apresentações do café colombiano a um dos mercados mais dinâmicos da Ásia, disse a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

Como nos casos anteriores, a Federação acompanhou o Governo no processo de negociação desse TLC e está muito satisfeita com os resultados, lembrando que uma alta proporção do café colombiano é exportado a mais de 80 países, razão pela qual os produtores de café do país não se opõem e que, pelo contrário, vêem com bons olhos os TLCs, disse a federação.

No caso do novo TLC com a Coreia do Sul, conseguiu-se eliminar rapidamente as tarifas, o que permitirá que o café colombiano siga crescendo em um mercado que aumentará seu consumo nos próximos anos de maneira significativa.

Características do tratado

De acordo com a Federação, os principais resultados do convênio comercial firmado que tem a ver com o setor cafeeiro são: acesso a mercados, tarifa para café verde (2%) será eliminada imediatamente, tarifa para café torrado (8%) será eliminada em um prazo de três anos, tarifas para café instantâneo e as preparações de café (8%) serão eliminadas em prazos de 0 a 3 anos; foram definidas normas que o obrigam a usar cafés originários para exportar com preferências café torrado e instantâneo, que era o interesse do Café da Colômbia.

“A Coreia atualmente consome um milhão e 600 mil sacas de café de todas as procedências do mundo. No ano passado, o café colombiano representou 20% desse total e esse acordo comercial nos ajudará a ganhar competitividade, especialmente frente aos produtores de café asiáticos, que já contavam com vantagens por seus TLCs com a Coreia”, disse o gerente da Federação, Luis Genaro Muñoz Ortega.

Em 2012, a Colômbia exportou mais de 215 mil sacas de 60 quilos de café à Coreia do Sul. O consumo de café nesse país asiático para 2012 alcançou um equivalente de 1,6 milhão de sacas de café verde. Estima-se um crescimento anual médio de consumo doméstico de 2,8% anual até 2016.

O café que predomina no mercado doméstico da Coreia é o instantâneo (95%). No entanto, prevê-se que o café torrado e moído continue crescendo a taxas maiores que o café instantâneo (3,6% anual médio, frente a 2,8% anual médio, respectivamente), impulsionado pelos cafés especiais e gourmet.

Confira nos links abaixo mais informações sobre o mercado de cafés na Coreia do Sul.

Costa Rica: exportações de café à Coreia do Sul alcançaram recorde em 2012

Exposição de café no país com a maior concentração de cafeterias do mundo

A reportagem é do Elespectador.com, traduzida e adaptada pelo CaféPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures