ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SP: Prefeitura e ONG desenvolvem projetos de reuso da borra do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/12/2012

2 MIN DE LEITURA

1
0
Dois projetos realizados na região de Sorocaba (SP) reaproveitam a borra de café, que fica no coador, para adubar o paisagismo urbano e até mesmo para fazer artesanato. Essas iniciativas são formas de reciclar e devolver ao meio ambiente o que iria para os aterros sanitários.

A Prefeitura de Itu (SP) descarta os cerca de 200 quilos de pó de café que são utilizados mensalmente pelos funcionários por meio da coleta seletiva. Na prefeitura, a borra é separada em um saco e levada a um container específico de lixo orgânico.

Uma vez por semana, o material é recolhido por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Os sacos contendo as borras de café são levados para um centro de educação ambiental, onde é feito o processo de compostagem.

Esse processo consiste em misturar a borra com restos de poda, alimentos e outros materiais orgânicos para se decompor. Neste processo, as minhocas presentes na mistura aceleram a decomposição e, em sessenta dias, o adubo está pronto.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero, o adubo é utilizado no paisagismo urbano, como de escolas e parques. "A gente deixa de descartar o resíduo orgânico, que iria para o aterro sanitário, e devolve para a natureza aquilo que é dela, que são os restos de alimentos, as bodas de jardim", explica.

De adubo a matéria-prima

Já em Sorocaba (SP), uma ONG utiliza a borra de café para fazer peças de artesanato, provando que sustentabilidade pode ser fruto da criatividade. A técnica foi desenvolvida pela coordenadora de projetos da ONG, Cadisha Sastre.

Ela conta que a borra que sobra recebe mais um pouco de água para se tornar uma tinta preta ideal para tingir as peças de tecido de algodão. Para tanto, basta colocar o pedaço do tecido dentro da tinta que, em poucos minutos, ganha cor e forma. Com o tecido tingido, ele pode ser personalizado como embalagens para presente.
Além disso, Cadisha ainda utiliza borra de café para fazer o "Careco Boneco". O bonequinho é feito de meia, onde o tecido é preenchido com serragem e uma quantidade de borda de café. As sementes são colocadas no topo e a meia fechada. Daí só basta regar, para o cabelo de grama do boneco nascer.

Para Cadisha, são alternativas como essa que podem ajudar o planeta a sobreviver. "Da maneira que está o planeta, com esse consumo, comprando tudo novo, é impossível de se manter. Então, a gente pensa muito nisso de fazer as coisas com o que tem em casa, o

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA ÉLIDE BORTOLETTO

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/12/2012

Matéria muito importante, merece divulgação ampla nos meios de comunicação, em especial, para as prefeituras.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures