ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rede brasileira de cafeterias chega aos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/02/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
O engenheiro florestal Diego Gonzales, de 32 anos, imaginava administrar uma cafeteria apenas depois de se aposentar. Mas por questão de oportunidade, o desejo foi antecipado e ele criou há cerca de um ano e meio o Sofá Café. A rede já conta com três unidades em São Paulo e planeja a expansão por meio de franquias a partir do ano que vem. Nesse meio tempo, a empresa inaugura em maio uma filial em Boston, nos Estados Unidos.

"Sempre tive vontade de ter uma cafeteria. Desde a faculdade eu ia para um café, não ia para bar", lembra Gonzales. Foi durante uma dessas visitas às cafeterias que o engenheiro florestal encontrou uma pequena casa no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A casinha era perfeita para Gonzales antecipar seus planos.

"Vi que esse era o lugar. Tinha um amigo que também queria abrir um negócio e ele entrou como investidor", conta. A dupla investiu R$ 400 mil para inaugurar a unidade, que hoje registra um faturamento médio mensal de R$ 55 mil.

A cafeteria logo ganhou aceitação do público e Gonzales recebe com frequência convites para sociedades e abertura de unidades franqueadas. Foi esse assédio que motivou o plano de expansão que agora será colocado em prática.

A franquia da marca, porém, deve seguir o modelo da loja localizada nos Jardins, que é focada em cafés, comidinhas e outros produtos - a primeira unidade, que funciona em Pinheiros, também serve pratos na hora do almoço.

O modelo de franquias do Sofá Café está em processo de formatação e Gonzales estima que o investimento, para quem desejar adquirir uma loja, fique em torno de R$ 200 mil.

Para garantir a qualidade do produto principal da rede, o empreendedor também vai começar a torrar e distribuir o café para os franqueados. A torra será feita na unidade de Pinheiros e o procedimento começa no fim do mês.

Uma forma de aumentar o lucro das lojas, segundo o empreendedor, será vender o próprio café para viagem assim como já se faz com canecas e equipamentos para o preparo da bebida.

Internacional. A ideia inicial era abrir uma filial em Nova York. "Percebemos que a cultura do café em copão é muito forte. Como esse não é o nosso serviço, escolhemos Boston, onde a aceitação das xícaras pequenas é maior. Lá, também tem muito brasileiro e muitos universitários, um pessoal que vive à base de café", destaca Gonzales.

Foram investidos US$ 100 mil no projeto inicial. Após a inauguração nos Estados Unidos, o plano é fazer a empresa crescer e iniciar o processo de torra também em terras norte-americanas. Para isso, Gonzales e seu sócio brasileiro contam com dois investidores dispostos a dar suporte à operação - um é aposentado e outro é pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A filial do Sofá Café será instalada na Newbury Street. "É uma rua como se fosse a Oscar Freire daqui. Vamos fazer uma adaptação no cardápio. Lá, eles adoram muffins, mas vamos levar o nosso pão de queijo e a broa de fubá", conta Gonzales.

Na avaliação do coordenador do Centro de Empreendedorismo do Insper, Marcelo Nakagawa, a opção de abrir um unidade no exterior é interessante porque agrega um diferencial para a marca no Brasil, já que a empresa atuará em um mercado mais competitivo. "O franqueado brasileiro vai perceber a marca como algo mundial. Ao competir com outra cafeteria brasileira, o Sofá Café vai aparecer como uma marca globalizada", pontua.

Nagakawa aponta que o Sofá Café segue uma tendência de sofisticação do mercado de alimentação no Brasil. "Durante muito tempo tínhamos soluções simples. A chegada da Starbucks no Brasil movimentou o mercado e abriu caminho para cafeterias diferenciadas; existe uma preocupação não só com o produto, mas com o atendimento, com o local e a experiência de consumo", completa.

As informações são de O Estado de São Paulo, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures