ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produção de café do Vietnã tende a subir 10% em 13/14, dizem operadores

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/07/2013

1 MIN DE LEITURA

0
0
A produção de café do Vietnã em 2013/14 pode subir em cerca de 10 por cento ante a atual temporada por conta de um clima favorável, mas o volume de chuvas nos próximos meses deve determinar o real tamanho e qualidade total da safra, disseram operadores nesta quinta-feira.

A crescente produção no Vietnã e no Brasil pode elevar o volume dos estoques mundiais de café para seu nível mais alto no ano-safra 2013/2014, mantendo os preços sob pressão.

A próxima colheita no Vietnã deve ser de 27 a 29 milhões de sacas de 60 kg, maior que a estimada pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que previu uma queda para 24,8 milhões de sacas ante as 25 milhões de sacas observadas na temporada 2012/13.

Depois de um período de seca no início deste ano, a chuva tem melhorado a produção aguardada para a safra que deve começar em outubro no Vietnã, maior produtor mundial de robusta, disseram quatro operadores em empresas estrangeiras em Ho Chi Minh City.

"Os próximos seis a sete meses são importantes para as lavouras", disse o administrador de operações da Atlantic Commodities Vietnam Ltd, Jean-Christophe Mani.

Ele acrescentou que as chuvas no início da colheita, no entanto, podem danificar ou piorar a qualidade do grão.

O ano safra do café no Vietnã vai de outubro a setembro, com o auge da colheita sendo em novembro ou dezembro, e muitas vezes terminando em janeiro. A colheita mais recente terminou em dezembro de 2012, cerca de 1 mês antes do que o habitual.

Neste ano, a temporada de chuvas começou na primeira semana de maio, cerca de 10 dias mais cedo do que o habitual, e isso pode permitir uma colheita precoce no início da próxima safra.

A Associação de Café e Cacau do Vietnã, órgão da indústria conhecido como Vicofa, estimou no início de junho que a produção em 2013/14 cairia em cerca de um quarto por conta da seca.

Os operadores rejeitaram a projeção, dizendo que as lavouras estavam em boa forma e que as estimativas inferiores da associação tinham como objetivo inflacionar os preços.

As informações são da Reuters. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures