ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativas do sul de MG alertam para perda de qualidade do café

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/07/2013

2 MIN DE LEITURA

4
0
Representantes dos setores de classificação da Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) e da Cooxupé, (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) no sul de Minas, confirmaram nesta quarta-feira (24°07) as informações de cafeicultores e técnicos da extensão de que os primeiros lotes de cafés beneficiados desta safra apresentam grãos com peneiras inferiores ao esperado.

Na Cooparaiso, com base no recebimento de café dos cooperados até o momento, os grãos com peneira 17 acima - grãos de bom padrão para o mercado - que somavam 22% no início da safra, encontram-se em 30% atualmente. Apesar da melhora, o percentual ainda é considerado aquém do ideal. A situação é parecida com os números apresentados pela Cooxupé: 22% de peneira 17 acima no início do recebimento e 27% hoje. Para efeito de comparação, a média do café com peneira 17 acima recebido pela Cooxupé em 2012 ficou em 35%. No caso da catação, caiu de 27% para 20% na Cooparaiso, o que é positivo.

De acordo com o Gerente de Classificação de Café da Cooparaiso, Daniel Pereira, os lotes recebidos dos municípios de Itamogi, Monte Santo de Minas, São Tomás de Aquino, Jacuí, Pratápolis, Passos, Bom Jesus da Penha, Piumhi e São Sebastião do Paraíso, apresentam uma renda média de 50%, considerada normal para a região. No entanto, em função das chuvas de junho e começo de julho, vem sendo observado um alto percentual de lotes com problemas de bebida, agravados pela ocorrência de rachaduras nos frutos maduros pelo excesso de umidade, que abrem portas para a entrada de microorganismos maléficos.

Na área de ação da Cooxupé, o coordenador de Classificação de Café da cooperativa, Luiz Evandro Ribeiro, demonstrou a mesma preocupação com a bebida. Ele informou que a cooperativa recebeu, desde meados do mês de maio, 35% do recebimento previsto para este ano. Do montante, 35% se enquadra como café fino, de bebida dura para melhor, 45% apresenta bebida dura/riada e 20% corresponde a bebida rio. Somados, os dois últimos, com a bebida afetada, representam 65% do café recebido até agora pela cooperativa, um número muito elevado para os padrões do café que a Cooxupé recebeu nos últimos anos.

Neste contexto, um fato que vem surpreendendo os classificadores da Cooxupé, que não havia ocorrido até então, é a perda de qualidade de bebida em lotes recebidos como cereja descascado (CD). “Com intuito de aumentar o volume de CD, alguns produtores de determinados municípios abrangidos pela Cooxupé estão descascando o café bóia e colocando junto para formar um lote maior do cereja”, informou Luiz Evandro. Ele complementou. “Como o café bóia está estragando no pé devido às chuvas, estão estourando xícaras durante a prova sensorial do CD”, explicou o coordenador. Ainda de acordo com Luiz Evandro, a situação observada no Cerrado Mineiro não difere muito da encontrada no sul do estado.

Grãos de tamanho inferior nesta safra estão sendo observados, inclusive, em lavouras que foram bem adubadas e bem manejadas. Portanto, a causa do problema está, certamente, relacionada às condições climáticas ocorridas do período que precedeu as floradas em diante. Quanto à bebida, a perda de qualidade deve-se à ocorrência de chuva durante a colheita e ao manejo do café no terreiro, sendo que a situação tende a agravar-se ainda mais, já que voltou a chover no sul de Minas. 

As informações são do Polo de Excelência do Café.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ RONALDO DE C. MENDES FO (RONY)

ESPÍRITO SANTO DO PINHAL - SÃO PAULO

EM 30/07/2013

As Indústrias de Máquinas tem o exímio papel em junto aos produtores buscar incessantemente avanços que tragam melhores resultados com mínimo de investimento; Posso adiantar-lhes que estamos caminhando para uma Grande evolução tecnológica, onde trará minimização de riscos, obtendo redução de perdas significativa com velocidade de colheita e com maior percentual de cafés natural de qualidade, primordialmente com menor agressão ambiental.   
JERRI ANTONIO SANTO

JOÃO PESSOA - PARAIBA - PROVA/ESPECIALISTA EM QUALIDADE DE CAFÉ

EM 29/07/2013

Ano ruim mesmo para qualidade, atípico. Mas não se deve pensar somente em quantidade e esquecer da qualidade pois se todos pensarem assim não teremos cafés bons e quem investir em qualidade irá se dar muito bem.
MARCOS CHARLES UHLIG

SANTA MARIA DE JETIBÁ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 29/07/2013

O sr. João Carlos Remédio disse tudo no comentário acima, eu fico me perguntando: Aquelas palestras aos montes que participamos, sempre batendo na mesma tecla, a qualidade do café, cuidados na colheita, cuidados na secagem, etc...  investimento em máquinas, investimentos em qualificação etc...   pra que serviu? como recuperar esse investimento? Infelizmente, pensei que nunca falaria (escreveria) isso, mas vou me concentrar em quantidade ano que vem e não em qualidade!
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 26/07/2013

Que ano minha gente!  Preço do café em queda histórica, agora, um inverno chuvoso acabando com a qualidade dos grãos. A coisa está tão ruim que até a geada, na intensidade que ocorreu, foi fator baixista para os preços. O que o produtor de café pode esperar...?  Quem sabe, só uma Benção do Papa...!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures