ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Campanha para suporte ao cafeicultor que queira sair da atividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/01/2013

1 MIN DE LEITURA

10
0
Cafeicultor e participante do CaféPoint, João Carlos Remédio tem demonstrado em alguns de seus comentários a vontade de promover uma campanha para que o Governo desenvolva um projeto de suporte aos cafeicultores que pretendam largar esta cultura, devido às dificuldades constantes que grande maioria destes profissionais do campo têm encontrado para permanecer de modo sustentável na cafeicultura, atividade fundamental na história do país e que assim permanece, com importância inegável à economia nacional.  Confira abaixo:

"Estou fazendo uma campanha para que o governo brasileiro também ajudasse quem quiser deixar a atividade, parcial ou totalmente, pagando, segundo critérios do próprio governo, por cada pé de café arrancado. Uma vez utilizada essa medida, esse agricultor, não poderia utilizar de créditos públicos para plantar café por um período de tempo a ser determinado. Com isso, muitos deixarão a atividade, total ou parcial, A produção será nos níveis que deverá ser para se ter preços remuneradores. Não adianta querer ofertar café ao mundo, com o Sangue, Suor e Lágrimas do cafeicultor. Gostaria que essa campanha fosse adiante. Acredito ser uma saída justa.

(...)

Não podemos produzir mais de 40 milhões de sacas de café por ano de média; isso já está mais que provado. Produzindo mais, os preços não cobrirão nem os custos de produção e joga grande parte dos produtores em um abismo cada vez maior de dívidas. Existe muita mentira nesse mercado, e quem está sempre pagando as contas somos nós, produtores. Uma campanha para que os produtores que quiserem deixar a atividade, total ou parcialmente, possam ser indenizados com dinheiro do Funcafé, por cada pé de café arrancado. Fazendo parte dessa campanha, o produtor que recesse essa indenização não poderia mais plantar café com financiamento público.

Obrigado!"

E você, concorda com esta ideia? Deixe seu comentário abaixo.

O CaféPoint agradece a sua participação.

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/02/2013

Na verdade, o Governo é bem capaz de taxar a venda de todos estes bens com algum tributo, até I. R. Você mora no Brasil, coloca isto na cabeça. Pra andar no asfalto você paga pedágio, para ter a terra você paga A tal da Federação da Agricultura que vice oferecendo banquetes para as autoridades que nos traem todos os dias, quando o café está bem os insumos estão em alta, quando o café despenca eles continuam em alta , o cafezinho está a R$ 5,00 ( portanto uma saca rendendo quase 7 mil reais), então, coloque os pés no chão. Ninguém vai tomar nenhuma providência, o País ignora a nossa existência. Agricultura hoje tem vitrine: soja, milho e boi. O resto é o resto
FILIPE TERRA

ALFENAS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 15/02/2013

Não se esqueçam que a cafeicultura não é feita somente de pés de cafés.



Maquinário específico para atividade;

Terreirões;

Secadores de café;

Elevadores;

Tulha;

Limpadores.



Para que é um pouco mais tecnificado:



Tanques de irrigação espalhados pela lavoura;

Sistemas de irrigação;

Tubulações;

Colheitadeiras;

lavadores e descascadores;

Tanques de desmucilagem.



Será que o governo pagará por isso tudo se o produtor resolver sair da atividade?
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2013

As políticas de financiamento do governo, muitas vezes, os recursos sendo liberados com atrasos, não surtiram efeitos em melhorar o preço do café. Por outro lado, muitos produtores se endividaram ainda mais. O que precisamos é de preços remuneradores para permanecer na atividade. Existe muitos boatos sobre a produção de café no Brasil, mas, acredito que o mercado têm que seguir apertado para os preços serem mais atraentes. Produzindo mais de 40 milhões de sacas/ano, estaremos sempre vulneráveis.


Caso viesse algum recurso público para quem desejasse sair da atividade total ou parcialmente, isso deveria ser feito dentro de um rigor bastante técnico. Infelizmente por mais cuidado que se tome, haverão os abusos e para isso, nós temos a lei.
GINOAZZOLINI NETO

LONDRINA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 11/01/2013

Na verdade o que temos de cobrar do Governo são políticas de financiamentos que nos permitam continuar na atividade. E não só isso. Por que a CONAB não faz um leilão de café, por exemplo?
ANDRE MARCOLINI

SÃO PAULO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE CAFÉ

EM 11/01/2013

A idéia tem de ser esta mesmo: sinalizar ao mercado que nos preços vigentes os produtores desistem de produzir, e o mundo vai ficar sem café. Com ou sem ajuda do governo, temos simplesmente cortar o fornecimento de produto.  
WILLIAN JOSÉ GOULART

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

Poderia ate ser uma boa idéia, mas tenho certeza os produtores brasileiro vão dar um jeitinho de não cumprir a sua parte. Depois que fiquei sabendo que um colega meu retirou um pronaf de sete mil reais para fazer a lipo da sua esposa? acredito em qualquer coisa.
HÉLCIO

BOM JESUS DA PENHA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

porém, quem receber algo assim, não poderia de maneira alguma plantar café, nem com financiamento público nem do próprio bolso, e deveria se ter algum premio em dinheiro para a cafeicultura de montanha, que emprega muitas pessoas, e tem um custo muito elevado devido ao grande uso de mão de obra.
MARCOS HENRIQUE DOS SANTOS

ANDRADAS - MINAS GERAIS

EM 10/01/2013

Do jeito que vai indo os preços do café, mão de obra cada vez mais cara, adubos e defensivos caros, a solução com certeza vai ser arrancar os cafés os largar no " mato". não tem como tocar para frente mais esse negócio tomando tanto prejuizo, governo por favor uma solução, pelo amor de Deus, nós do campo não aguentamos mais carregar dividas, sofrer criticas, não ser valorizado e zombado por outros, vocês tem que ajudar a gente, afinal a cafeicultura ajudou muito nosso país, por favor Dilma, olha por nós aqui do campo.
AGUINALDO DE RESENDE TOLEDO

VARGINHA - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 10/01/2013

Prezado João Carlos.

A história sempre se repete. Acredito q. possa ser uma alternativa para regular o mercado, porém, de maneira racional, pois, muitos poderão  "dar o tiro no próprio pé".

Por outro lado uma medida desta poderia evitar uma "quebradeira"  q. se continuar os preços como estão parece inevitável.

Abraços.
JOÃO CARLOS REMÉDIO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 10/01/2013

Agradeço ao CaféPoint por expor essa minha manifestação, para que nós produtores, possamos ter a chance de debater essa idéia que me parece nova e até certo ponto chocante, em um Site que grandes serviços têm prestados ao produtor brasileiro. Vejo como uma saída até heróica ou mesmo uma manifestação de repúdio à falta de uma política cafeeira em se conseguir um preço no mínimo remunerador para os nossos cafés. Para o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo, a situação do cafeicultor brasileiro nem de longe poderia estar como está. Não adianta abastecer o mundo com cafés, não valorizando em nada o trabalho de quem têm a tarefa mais difícil que é a de produzí-lo. Aproveito a oportunidade para agradecer o CaféPoint por enriquecer meus conhecimentos com os artigos aqui publicados. Obrigado!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures