ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Baggio Café quer duplicar produção em 2012

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/10/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0
Liana Baggio Ometto tem uma história ligada ao café, como gosta de ressaltar quando fala de si. Seu bisavô, Salvatore Baggio, chegou aos cafezais do interior de São Paulo em 1886, atraído pela oferta de trabalho remunerado de um setor que começava a substituir seus escravos por imigrantes italianos. Anos depois, Baggio comprou sua primeira propriedade, em Araras: a Fazenda Palmeiras, onde nasceu Liana, décadas mais tarde.

O café perdeu boa parte de sua presença na região, hoje ocupada pelas imensas plantações de cana e laranja. Os altos custos de produção em uma das regiões agrícolas mais valorizadas do país empurrou os cafezais para outros Estados, sobretudo Minas Gerais. A família Baggio acompanhou o movimento. Diversificou sua produção em São Paulo e buscou novas fronteiras para o café, no Paraná e em Minas Gerais. Atualmente, suas fazendas produzem aproximadamente 20 mil sacas da commodity.

Liana deu um passo diferente: o da verticalização. Há cinco anos, decidiu apostar no mercado de cafés especiais e fundou sua própria torrefação, a Baggio Café, a poucos quilômetros da fazenda onde nasceu. "Não éramos remunerados pelo café que produzíamos, então resolvemos agregar valor", afirma. O marido, César Ometto, sócio da usina Santa Lúcia, foi o maior investidor da empreitada. "Meus irmãos ficaram no café verde e hoje são fornecedores."

Em média, a Baggio torra 7 mil quilos de café ao mês, dos quais ao menos dois terços vêm das fazendas da família. É um volume ainda pequeno, mesmo para um mercado de nicho, mas a empresa prepara um salto para 2012. "Pretendemos chegar a 15 mil quilos mensais, e temos capacidade para ir além", assegura Clodoaldo Iglezia, diretor industrial da companhia, que investiu pouco mais de R$ 1 milhão em novos equipamentos.

A torrefadora destina 70% de sua produção às suas linhas de café gourmet e 30% aos produtos classificados como superiores e aos aromatizados. Trata-se de um nicho de alto valor agregado, com preços até três vezes mais altos do que os cafés tradicionais. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), os cafés especiais representam cerca de 4% do volume, mas até 8% da receita das torrefadoras no Brasil.

A Baggio está presente em 450 pontos de venda, entre supermercados, hotéis e restaurantes de 10 estados, e deve ter sua primeira cafeteria própria em 2012, no bairro paulistano de Higienópolis. "Ainda vemos com cautela a ideia de uma rede própria, pois não queremos competir com nossos clientes", afirma Iglezia.

O grande desejo - e o principal desafio - é buscar o mercado externo. Liana conta que a empresa embarcou 4,5 mil quilos para o Chile no começo do ano, "um bom volume", mas que o câmbio ainda inviabiliza uma exportação perene. "O mercado interno hoje paga mais que o estrangeiro e nosso segmento cresce 20% ao ano ", afirma.

A reportagem é do Valor, adaptada pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures