Entrevista com Eduardo Sampaio, da UTZ Certificação from AgriPoint Portais on Vimeo.
Destaques da entrevista:
"O Brasil fez uma revolução na sua área de produção e está muito produtivo, porém seus custos aumentaram. Isso acabou impactando o preço mundial do café."
"Devemos passar alguns anos interessantes com preço, mas precisa de mais profissionalismo no campo para entregar o que o mundo precisa de qualidade."
"Em relação a sustentabilidade, o produtor sempre busca prêmio. Já existem produtores valorizando o relacionamento comercial de longo prazo, onde vende futuro, entrega seus cafés e valorizando também a gestão."
"O prêmio é consequência, não é objetivo principal da sustentabilidade."
"A UTZ é uma certificação de café, cacau e chá e o Brasil é seu maior fornecedor de café. Quase 40% do volume da UTZ sai de fazendas brasileiras. Nosso papel é balancear suprimento e demanda, implementar gestão, integrando toda cadeia."
"Para 2011 estamos com sistema de rastrabilidade mais apurado."
"O capítulo mais difícil, não só da UTZ mas de todas certificações, é mostrar o trabalho da certificação para o consumidor, visto que a sustentabilidade não está completa enquanto o consumidor não foi educado."
"Fazemos várias campanhas com supermercados na ´srea de comunicação e com torrefações, onde se mostra o valor e a dificuldade da agricultura."
"A agricultura não é arte de produzir as coisas empacotadas."
"A educação do consumidor nos próximos 10 anos deve permanecer com foco para que ele tenha noção de suas responsabilidade, ou seja, que sejam consumidores responsáveis."
"O produtor está acostumado entregar o seu café perguntando quanto vale, mas ele tem que se tornar um bom vendedor, conhecendo sua matéria prima."
"Tendo conhecimento do tipo de café que produz, pode precificar as qualidades. Com isso feito, ele pode estabelecer quanto pode ter de lucro em cima do custo de produção estabelecido."
"Tem dois jeitos de vender café, por precisão e por opinião. Na medida do possível tem que especular menos e realizar mais, ou seja, se tornar mais profissional."
"O Brasil, aumentando seu gerenciamento de lavoura vai produzir automaticamente mais cafes de qualidade."
Uma lição de casa a ser feita pelo Brasil é que deve implementar toda parte de certificação também dentro da torrefação, via Abic, sendo um exemplo para os outros países que são produtores e grandes consumidores no futuro."
"O barista é uma figura que faz a ponte de sustentabilidade para o consumidor final."
"Começamos focar no médio e pequeno produtor."
"O Brasil é o maior exportador de café certificado do mundo."