ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A importância da cafeicultura na região do circuito das águas paulista

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/02/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
A cafeicultura tem um peso histórico e cultural significativo nesta região. Segundo setor local, estas características são pouco exploradas, considerando a arquitetura, a ferrovia Mogiana com suas estações urbanas e rurais ainda presentes e o aspecto cultural com influência dos períodos escravagista e imigração italiana. Soma-se a isso uma produção significativa de café arábica (10.000 ha).

A cada ano acontece o Concurso de Qualidade de Café do Circuito das Águas Paulista, etapa classificatória do Concurso Estadual, em que os cafés são avaliados e classificados em prova cega. Esses concursos, já na 5ª edição têm mostrado cafés de qualidade sensorial interessantes ao mercado. Um produtor de Amparo, o café do Haras, venceu o 2º Concurso Estadual em 2009, e neste último 5º concurso, realizado em setembro de 2012 o microlote premiado do produtor Carlos Anglinoni de Serra Negra,terá sacas de café exportadas para a Italia à R$ 750,00 por saca. O preço médio negociado nesta safra no estado é de R$ 340,00.

O agronegócio do café é complexo e dinâmico exigindo do produtor conhecimento técnico, de mercado, muita observação para tomar decisões, a comercialização sofre pressões incompreensíveis. Mas o ambiente do mercado de cafés especiais apresenta possibilidades de desenvolvimento de negócios bons para a região. O envolvimento institucional para o concurso é constituído pelos Sindicatos Rurais de Amparo, de S. Negra e Socorro que representam 9 municípios, FAESP/SENAR-SP, CATI/EDR-Bragança Pta, IAC, AGROSEBRAE e SEBRAE - Turismo, APTA-Polo Leste Pta., Consórcio do Circuito das Aguas Paulista - gestões municipais de 9 municípios e cafeterias da região.

Os municípios de S.Negra, Amparo, Mte. Alegre do Sul e Socorro são os principais produtores, e todos estão ligados pela historia e cultura do café.

Lote premiado no 5º Concurso de Qualidade Circuito das Águas

O lote premiado que obteve o 1º lugar no 5º Concurso de Qualidade Circuito das Águas, na categoria microlote, será exportado para Itália em janeiro. Do produtor Carlos Martins Anglinoni - Sitio São João da Boa Vista, em Serra Negra (SP) – e da variedade TUPI, (resultado de cruzamento de variedades Vila Sarchi x Hibrido do Timor) é cultivado dentro de uma área contendo 1.300 pés de café, com altitude 1.140 metros, e obteve nota 80,2 PQC/SCAA.

O comprador do microlote é SANT¨ EUSTACHIO il Caffè – Tradicional Cafeteria, fundada em 1938, que esta localizada em Roma, e que regularmente recebe a visita de turistas brasileiros. Costumeiramente seu diretor- proprietário visita o Brasil e outros países produtores em buscas de lotes de café com alta qualidade, para servir aos seus clientes.

Amostra deste lote foi avaliada em Santos em dezembro/2012, e a compra realizada com intermediação do consultor em qualidade de café, Candinho Ribeiro (Tripler Consultoria), que há algum tempo, comercializa na exportação, para países da Europa e Ásia, e também no mercado interno para torrefações,dos lotes premiados em concursos, composto por produtores de café, formado pelas cidades da Região do Circuito das Águas. Demais lotes premiados nas categorias 'Natural' e 'Cereja Descascado', de outros produtores da região, também estão sendo negociados e podem Seguir para o exterior ou ficar para as torrefações aqui no Brasil. O beneficiamento destes lotes foi feito no mês de dezembro/2012.

As informações são do Sindicato Rural de Amparo, adaptadas pelo CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures