Você está em: Cadeia Produtiva > Café & Saúde
Café pode reduzir risco de AVC em mulheres
O estudo teve uma duração de 10 anos, ao fim dos quais a equipe constatou 1.680 ocorrências de problemas cardíacos diversos e, após a análise dos fatores de risco, o consumo de café foi associado com um menor risco estatisticamente significativo de AVC total e enfarte cerebral.
"O café tem efeito antioxidante, diminui a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, propriedades que podem minimizar o risco de AVC. Este estudo vem, por isso, reforçar que a cafeína - frequentemente considerada como prejudicial à saúde - pode, afinal, ter um efeito protetor em relação a várias patologias, como é o caso dos Acidentes Vasculares Cerebrais", considera o Prof. Rodrigo Cunha, Neurologista.
Em Portugal, o AVC tem uma dimensão alarmante: a taxa de mortalidade é de cerca de 200/100.000 habitantes (o que corresponde a duas mortes por hora), sendo das mais elevadas na União Europeia. É responsável pelo internamento de mais de 25.000 doentes/ano e por elevado grau de incapacidade - 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações permanentes nas actividades da vida diária.
O Programa "Café e Saúde" foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objetivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projeto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática. Criado pela OIC (Organização Internacional do Café) apoia, actualmente, programas em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália, Finlândia, França, Holanda, Rússia e Reino Unido.
As informações são do RCM Pharma, adaptadas pela Equipe CaféPoint.
Últimas Atualizações
» Negócios com café apresentam lentidão nas regiões da Zona da Mata de Minas e Marília
» Deral reduz estimativa para área e produção de café no Paraná
» Parlamentares ligados à agricultura defendem Código Florestal
» Setor produtivo valida tecnologias desenvolvidas pela Embrapa no âmbito do Consórcio
» Pesquisa: consumir três xícaras de café por dia reduz o risco de morte em 10%
» BSCA: barista associada está entre as melhores do ano no Brasil
» Sucessão familiar na agropecuária: curso online tratará deste tema em julho
» OIC: consumo mundial de café desacelera e cresce 1,7% em 2011











Envie seu comentário: