ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Crotalária Juncea em cultivo intercalar ao cafeeiro

POR JEAN GABRIEL DE CASTRO ALVES

ESPAÇO ABERTO

EM 31/07/2015

2 MIN DE LEITURA

7
0
*Por Jean Castro, estudante do 9º (nono) período da graduação no curso de Agronomia no Unicerp (Centro Universitário do Cerrado Patrocínio-MG)


Em tempos de sustentabilidade e de intenso processo produtivo, o grande desafio de técnicos, produtores e pesquisadores passou a ser a adoção e o aperfeiçoamento de novas tecnologias de manejo que agreguem qualidade e eficiência e ao mesmo tempo diminuam o custo de produção tornando a lavoura cada vez mais estável produtivamente ao longo das safras.

A manutenção e o manejo racional de espécies leguminosas na entrelinha do cafeeiro que agregam fitomassa têm trazido efeitos extremamente positivos para a conservação do solo e o incremento em longo prazo da produtividade da lavoura.

A Crotalária Juncea é uma leguminosa anual tropical de crescimento vigoroso com produção de massa seca superior a 10 t/ha, com ciclo de até 240 dias atingindo em condições de crescimento normal até 3,5 m de altura. Realizando relação simbiótica com bactérias do gênero Rhizobium pode depositar no solo até 450 kg/ha/ano. Possui relação C/N baixa, o que evidencia sua capacidade de retorno rápido de nutrientes ao solo.

A adubação verde é o principal benefício trazido pela a crotalária. Um grande estoque de nitrogênio é depositado no solo pela simbiose durante todo o ciclo da planta. Além disso, o transporte e a deposição de nutrientes através da mineralização da fitomassa contribui para o aumento da disponibilidade dos mesmos nos sítios de troca (CTC) que também é aumentada com o acréscimo de matéria orgânica. Outro ponto positivo é que os ácidos orgânicos diminuem a toxidade do alumínio presente na solução do solo.

Outros efeitos benéficos podem ser notados na melhoria geral da estrutura física do solo que envolve melhor conformação dos agregados pela ação do agente cimentante (matéria orgânica), além da atenuação dos efeitos da chuva sobre o solo. A manutenção da cobertura morta também surte efeito na atividade microbiana do solo, através da manutenção das condições propícias (umidade e temperatura) para a atividade microbiológica. Além disso, o sistema de cultivo de plantas intercaladas ao cafeeiro tem auxiliado no controle integrado de plantas daninhas quando a cobertura formada pelo manejo das leguminosas promove supressão sobre a sementeira de invasoras.

Os resultados provenientes do plantio de adubos verdes intercalados ao cafeeiro dependerão de fatores, como o tipo de leguminosa utilizada e suas características técnicas, atributos do solo antes do plantio, o manejo durante o cultivo das plantas, a época e a forma tal qual foi realizado o corte, além do tempo de persistência da palha no solo.


Foto do leitor e técnico agrícola José Carlos De Oliveira Neres
 
Foto do leitor e técnico agrícola José Carlos De Oliveira Neres

*Jean Castro é estudante do 9º (nono) período da graduação no curso de Agronomia no Unicerp (Centro Universitário do Cerrado Patrocínio - MG). Este texto é parte do TCC do estudante, que está sob a supervisão do professor orientador Donizete Tomaz.
 

JEAN GABRIEL DE CASTRO ALVES

Engenheiro Agrônomo

Serra do Salitre - MG/ Patrocínio - MG

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ESTEVAO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/03/2017

onde encontro sementes d crotalariq?
JOSUE PASSOS

SÃO LEOPOLDO - RIO GRANDE DO SUL

EM 06/12/2019

No mercado Livre
CLEITON MARQUES DA SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/08/2015

Ok. Obrigado Jean e Parabéns!
EDUARDO FABIANO CORRÊA

EM 03/08/2015

Parabéns Jean pela matéria.
JEAN GABRIEL DE CASTRO ALVES

SERRA DO SALITRE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/08/2015

Sim Cleiton, como você disse realmente a crotalária também tem a função "Quebra vento", no entanto nessa matéria tive como foco a leguminosa como adubo verde melhorando tanto os atributos físicos e biológicos como também a fertilidade do solo!
CLEITON MARQUES DA SILVA

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 03/08/2015

Boa Matéria, porém não relatou outra caracteristica importantíssima da cultura sendo intercalar no cafeeiro, que é a proteção contra ventos " Quebra Vento" dando resultados positivos em deslocamento da Base do Caule e proteção contra doenças.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2015

É verdade Jean! O que é um pouco difícil é encontrar sementes de crotalária nas casas de sementes e insumos...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures