ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Queremos um plebiscito?

POR SYLVIA SAES

E BRUNO VARELLA MIRANDA

BRUNO VARELLA MIRANDA

EM 26/02/2010

2 MIN DE LEITURA

5
0
A aclamação de Dilma Rousseff lança o Brasil definitivamente na campanha de sucessão ao presidente Lula. Esse fato ocorre um pouco antes da hora, é verdade, tendo em vista os prazos estipulados pela justiça eleitoral. A regra, porém, nem sempre vale o que deve em nosso país, predominando a lógica da ação prática, voltada aos resultados. O que nos resta é refletir acerca do significado do processo sucessório, e suas consequências para a sociedade brasileira.

Evidentemente, a formalização da candidatura Dilma não acrescenta elementos novos a um processo iniciado há alguns meses. Do lado da situação, todos sabiam que a fiel escudeira de Lula iria à luta, propondo a sequência da administração de seu mentor. Já a oposição, representada especialmente pelo PSDB, segue sem definir um rumo para suas ações. Na verdade, trata-se de um passo desnecessário para a instauração do clima de campanha. Afinal, a proposta de comparação entre mandatos torna o passado uma das principais referências para o eleitor.

Mais especificamente, muito tem se falado, nas últimas semanas, acerca do caráter plebiscitário das eleições de 2010. De acordo com os líderes do PT, o pleito serve para que o eleitor compare as administrações FHC e Lula, optando por aquela que considera melhor. Já a oposição, embora tímida diante da indecisão de sua cúpula, tampouco refuta essa hipótese. O próprio ex-presidente Cardoso argumenta que uma comparação seria salutar, desde que amparada em uma análise imparcial - o que, imagina-se, é tarefa das mais complicadas.

Isso posto, a pergunta que emerge é a seguinte: bastaria para nós, eleitores, a comparação entre os oito anos de FHC e os oito anos de Lula? Ou, em outras palavras, deveria a eleição assumir as características de um plebiscito? A resposta para esses questionamentos, suspeitamos, é um sonoro "não". Motivos para tal opção abundam, conforme discutiremos abaixo.

Em primeiro lugar, comparar é insuficiente pois obscurece uma importante dimensão do cotidiano social de um país, qual seja: o encadeamento entre cada administração. Rupturas fazem parte da vida política, é verdade. O sucesso de um Estado, porém, deriva da continuidade de certos princípios. Por exemplo, se por um lado o governo Lula é aclamado por suas conquistas na esfera social, por outro é evidente que isso só foi possível devido à estabilização econômica empreendida por FHC e à conjuntura externa favorável. Embora muita gente reconheça esse fato, o temor é que a pirotecnia natural de uma campanha preste o desserviço de instaurar um clima de confronto entre dois "Brasis". Nada pior para um país tão apegado a maniqueísmos e soluções messiânicas.

Ademais, a eleição com caráter plebiscitário assume como um dado variáveis que empobrecem sobremaneira a qualidade do jogo político brasileiro. Entre outros fatores, reconhece o PMDB, partido sem ideologia e afundado na falta de ética de seus líderes, como figura indispensável para a governabilidade da República. Aceita, da mesma maneira, ainda que implicitamente, o vale-tudo eleitoral, produtor de mensalões, cassações e outros tristes fatos que demonstram a irresponsabilidade de parcela considerável de nossos representantes.

Por isso, a expectativa é que a campanha eleitoral traga novas ideias, e não a comparação entre projetos antigos. Dito de outra forma, esperamos que os debates referentes à sucessão do presidente Lula olhem verdadeiramente para o futuro, propondo não apenas a manutenção daquilo que foi feito, mas também transformações na forma como a política é feita no Brasil. Tão importante quanto assegurar as conquistas da redemocratização é a busca pelo amadurecimento de nossas instituições. Só assim daremos o salto definitivo que há décadas dizemos merecer.

SYLVIA SAES

Professora do Departamento de Administração da USP e coordenadora do Center for Organization Studies (CORS)

BRUNO VARELLA MIRANDA

Professor Assistente do Insper e Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de Missouri

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ LUIS DOS SANTOS RUFINO

VIÇOSA - MINAS GERAIS

EM 08/03/2010

O artigo, no meu entendimento, apresenta duas ideias interessantes. A primeira diz que não façamos a escolha do próximo presidente tendo por base a comparação dos governos FHC e Lula. Isso faz todo sentido por, pelo menos, 3 razões, a saber:
1 -Cada um deles governou em tempos diferentes, enfrentou estrangulamentos diferente e teve seus acertos e erros em função de conjunturas interna e externa distintas e não comparáveis.
2 -Lula e Ferando Henrique não são candidatos.
3 - Os atuais candidatos, mesmo que identificados como os citados anteriormente, terão posturas obrigatoriamente diferentes, de acordo com as suas convicções pessoais, com as equipes formadas e com o panorama atual e futuro do Brasil e do Mundo.
A segundo ideia central do artigo diz que devemos fazer nossa escolha tendo por base as propostas de governo e não as pinimbas do passado. Ótimo! Nesse caso, certamente, vale a pena termos darmos uma olhada bem detalhada nas propostas para o setor primário de nossa economia.
CARLOS AUGUSTO ALVES FERREIRA

RIBEIRÃO PRETO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 04/03/2010

No meu ver,as bases que deram certo no governo Lula foram implantadas pelo governo FHC,as condições externas o ajudaram a governar,agora temos que analizar tambem o lado da corrupção,nunca vimos tanta falcatrua e malandragem como vimos no governo LULA e a falta de respeito com o direito a propriedade,se eles do PT não respeitão nem a justiça eleitoral,vcs acham que seremos respeitados como cidadões?.No governo Lula a bandalheira foi instaurada acima de qualquer lei.Que Deus nos salve desta DIlma.Grande abraço.
WANDEMBERG NEVES FREITAS

RESPLENDOR - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 01/03/2010

Este questionamento veio em boa hora. Não queremos um plebiscito: Queremos ver propostas, idéias e um debate de alto nível, pensando-se no Brasil, não nos que se aproveitam do país. Há que se pensar que cada governante tem seu tempo, e que cada tempo tem suas caracteristicas e implicações. Acredito que o momento bom que vivemos tem a contribuição de vários governantes. Na verdade, acredito que este inicio virtuoso começou com o governo Fernando Collor, o que não permite a ninguem chama-lo de estadista. A partir daí, uns mais, outros nem tanto, contribuiram para nossa situação atual.
CARLOS EDUARDO COSTA MARIA

ANHEMBI - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 01/03/2010

Com certeza, não queremos um plebiscito.Mas com os instrumentos e a maneira como se tem desenrolado o sistema eleitoral no Brasil,que favorece enormemente os detentores da máquina administrativa, que alija muito os pequenos partidos de exposição à midia e também a própria midia que manipula em defesa da elite e de seus interesses; somada a estes fatores, verifica-se uma certa apatia no principal partido de oposição em definir sua estratégia de campanha, tudo isso favorece (não para um embate de idéias e ou um amplo debate sobre a realidade nacional com participação geral e irrestrita de todos os segmentos da sociedade) à uma situação de apenas retificação do governo atual.
PAULO NEY JANSEN BRANCO

RANCHARIA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 28/02/2010

Parabéns Professores Silvia e Bruno, artigos como este muito contribuem para o debate público e o esclarecimento do eleitor.
O momento é muito delicado, pois perpassa impressão de que o debate será forçado a um desviu fugindo do essencial para o superfluo como estratégia para confundir o eleitor pouco esclerecido.
Os vinte e dois anos do ambiente democrático permitiu avanços importantes mas, ainda não consolidou as reformas necessárias para termos o status de nação livre e soberana, onde o progresso em todos as suas faces, aconteça de forma harmonica. Há um reconhecimento de que os dois últimos governos tiveram maturidade e responsabilidade para responder aos objetivos maiores do desenvolvimento da nação, oxalá o próximo não se deixe contaminar por ideologias que segregue e, que não combinem com o espírito da nação.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures