ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés especiais obtidos com a alimentação do Jacu e Luwak

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 16/06/2014

2 MIN DE LEITURA

4
0
Não é só o bicho homem que gosta de café. Outros animais, da fauna silvestre, também se alimentam dos frutos do cafeeiro.

O fruto de café é do tipo drupa, possuindo, normalmente, 2 lojas e 2 sementes, podendo, eventualmente, ter uma ou 3 sementes. O fruto é composto do epicarpo (casca), o mesocarpo(mucilagem) e o endocarpo(pergaminho). Nós, humanos, consumimos apenas a semente ou grão, a qual, depois de torrada e moída ou solubilizada, dá origem ao pó de café e, então, à bebida estimulante, o nosso cafezinho.

Na lavoura, temos visto que, alguns animais silvestres, como pássaros e pequenos roedores, se alimentam dos frutos de café. Ao contrário do homem, eles aproveitam a parte adocicada, a mucilagem, rica em açúcares. Em geral, estes animais, ao se alimentarem, promovem uma forma de despolpamento do fruto, pois eles não ingerem as sementes. Assim ocorre, por exemplo, com os papagaios, araras e periquitos, que se alimentam nos cafeeiros e no chão sobram a casca e as sementes do café. A exceção a este hábito, no Brasil, vem do Jacu (Penelope sp.), pássaro que ingere o fruto inteiro, o que dá origem, em suas fezes, a um café especial, de alto valor comercial.

Em outros países, como na Indonésia, existe o Kopi Luwak, considerado o café mais caro do mundo. Kopi é a palavra Indonésia para café e Luwak é o nome do animal (Paradoxurus hermaphroditus) (veja foto), uma espécie de gato herbívoro, que habita as florestas da região. As sementes, que não são digeridas, ficam nas fezes e são aproveitadas. Existe lá, hoje em dia, a criação desses animais em cativeiro, que são alimentados e explorados para produção desse tipo de café. Existe, também, o café de Elefante, ingerido por este grande animal. A fermentação das sementes, dentro do sistema digestivo dos animais, é que confere sabor exótico ao café.

O que sobra do fruto de café, após a separação da semente, no caso, a palha seca, pode ser usado, também, para a alimentação de animais domésticos, como os bovinos, devendo-se ter o cuidado de fornecer uma menor quantidade diária, com a palha podendo substituir até 30% do milho.


Uma semente de café despolpada, sobre a folha, resultado da alimentação de periquito e arara nos frutos do cafeeiro.


 


No chão podem ser observadasr cascas e sementes oriundas da alimentação de araras nos frutos do cafeeiro – Coromandel-MG



 
A civeta(Luwak) e suas fezes, com sementes de café.






O Jacu e suas fezes, recolhidas em peneira.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

NOEMY FARIA

EM 01/02/2023

Sou apreciadora e curiosa do café. Adorei as explicações e tenho certeza que serão de grande valia para aqueles, que como eu, gostam do café e querem entender mais sobre o assunto.
RACINE JOSÉ DE ALMEIDA

BOA ESPERANÇA - MINAS GERAIS

EM 20/06/2014

Em nossa região é comum encontra fezes desses animais.Pois temos  muitas lavoras perto de matas de preservação.
WILLEM GUILHERME DE ARAÚJO

GUAXUPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 17/06/2014

O que a ANVISA pensa disto?
LUIS ANTONIO DE SOUZA

TRÊS PONTAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 16/06/2014

Para  produção destes  cafés "especiais"   no caso o Kopi Luwak , o que fazem com a Civeta é degradante. Prendem o animal em gaiolas minusculas alimentando-os exclusivamente com café. Recentemente os grandes hotéis de Hong Kong proibiram este tipo de café. O marketing dele é interessante, mas é inviável ecologicamente .

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures