ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SIC 2022: ICL apresenta biofertilizante para mitigação de estresse térmico e hídrico na cafeicultura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 10/11/2022

3 MIN DE LEITURA

0
0

A ICL, líder global que desenvolve soluções em nutrição e fisiologia de plantas, leva para a Semana Internacional do Café, evento que acontece de 16 a 18 de novembro, no Expominas (BH), o lançamento Keep Green, biofertilizante voltado à cultura do café que pode trazer um incremento de até cinco sacas por hectare, cerca de 9% a mais de ganhos. O produto, desenvolvido no Centro de Inovação da empresa, em Iracemápolis (SP), chega ao mercado brasileiro após cinco anos de pesquisas e investimentos superiores a R$ 6 milhões e é o primeiro da ICL registrado com ação biofertilizante e que traz proteção contra excesso de radiação solar, estresse térmico e hídrico.

Biofertilizante

O biofertilizante é um produto que contém princípio ativo ou agente orgânico capaz de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade. Pode agir de diversas formas na fisiologia e no metabolismo da planta, melhorando a eficiência metabólica do vegetal. O Keep Green atua na regulação da abertura dos estômatos, aumenta a concentração de clorofila e a taxa fotossintética diária, além diminuir o estresse oxidativo causado pelo excesso de radiação solar nas folhas e frutos.

Radiação solar e altas temperaturas

Quando a radiação solar chega até as folhas, a clorofila nelas contida absorve a energia e a transforma em energia química. Essa energia será usada depois para transformar o CO2 da atmosfera, que estará dentro das folhas - ele entra através da abertura dos estômatos - em carboidratos (açúcares: frutose e glicose). Esses carboidratos são a energia que as células necessitam para realizar seu metabolismo e fazerem a planta crescer e produzir.

“A radiação solar em excesso aumenta a temperatura da folha e esse aumento faz com que diminua a abertura dos estômatos. Por conta disso, há também a diminuição na entrada do CO2 da atmosfera para dentro das folhas, o que ocasiona ainda um excesso de energia luminosa sendo transformada em energia química. Se essa última não for usada para transformar o CO2 em carboidratos (frutose e glicose), irá produzir um estresse oxidativo por produzir espécies reativas de oxigênio, resultando em vários problemas no metabolismo da planta e culminando na redução da produção”, José Marcos Leite, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ICL.

Outro ponto importante, de acordo com José Marcos, é o fato de que as folhas precisam transpirar para regular sua temperatura. “Como a radiação solar que chega nas folhas aumenta a temperatura das mesmas, elas precisam transpirar (perder água através dos estômatos) para manter a temperatura em um patamar mais próximo do ideal, que seria de 25 a 29°C. Portanto, quanto mais a planta conseguir transpirar em qualquer situação ambiental em que se encontrar, mais irá manter a temperatura da folha próxima da ideal, mais ela deixará os estômatos abertos e isso permitirá uma maior entrada de CO2”, revela. “A combinação desses fatores faz a folha aumentar sua concentração de clorofilas, que, por sua vez, aumentam a fotossíntese diária, que proporciona aumento na produção de grãos de café por planta. Todos esses parâmetros citados aumentaram após a aplicação do Keep Green porque ele consegue diminuir o estresse por fotoxidação, ou seja, o excesso de radiação solar nas folhas”, completa.

Linhas de atuação

A recomendação é que o Keep Green seja aplicado nas lavouras novas de café, após o transplantio, na dose de 2% da calda, com repetição após 60 dias. Nas lavouras adultas a aplicação deve ser de 7,5L/ha, entre setembro e outubro. “As pesquisas que realizamos mostraram que dessa forma a planta tem maior proteção ao longo do ciclo e, com isso, ganhos de produção. Em relação aos principais produtos disponíveis no mercado e aplicados no mesmo momento que o Keep Green, a compatibilidade foi de 100%”, reforça.

Centro de Inovação e investimentos

A ICL conduz vários ensaios em seus centros de inovação em Iracemápolis (SP) e Cruz alta (RS), credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como instituições de pesquisa do País. O credenciamento permite o uso dos resultados das pesquisas geradas no centro de inovação para o registro de novos produtos. De acordo com a lista de instituições privadas de pesquisa do MAPA, a empresa é a única que atua exclusivamente na área de Nutrição e Fisiologia de Plantas a possuir um centro de pesquisa credenciado.

A empresa investe globalmente U$ 64 milhões no mundo em pesquisa e desenvolvimento. No Brasil, foram R$ 20 milhões em 2021, o que solidifica sua posição como uma das empresas mais inovadoras e tecnológicas do setor. Nos últimos cinco anos, lançou 21 produtos, tem uma série de pedidos de patentes depositados e uma contribuição expressiva para a geração de tecnologias que agreguem na produção agrícola de Norte a Sul do Brasil, com foco no melhor uso de nutrientes para a agricultura tropical aliado à sustentabilidade.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures