ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bom manejo nutricional durante ciclo produtivo de cafeeiros contribui para uma safra mais produtiva

POR EQUIPE CAFÉPOINT

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 20/10/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), os cafeicultores brasileiros deverão colher mais de 50 milhões de sacas na safra 2022. O 3º Levantamento para a atual temporada aponta que a colheita atinge 99% da área destinada para a cultura, e o volume estimado já representa um aumento de 5,6% em comparação ao ciclo de 2021. 

Realizar um bom manejo nutricional durante todo o ciclo produtivo das plantas contribui para que a safra seja ainda mais produtiva. Isso porque durante o desenvolvimento de uma planta de café existem processos fisiológicos essenciais que consomem macronutrientes, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre, demandados em maior quantidade, e também micronutrientes, como manganês, zinco, boro, cobre, ferro e molibdênio, demandados em menor quantidade, porém também vitais para as plantas.

O coordenador técnico da Tradecorp do Brasil, Luciano Sbardellini, explica que o bom manejo da produção cafeeira se inicia na amostragem de solo nos meses de setembro e outubro. “Este é o momento em que temos a indicação da real necessidade de correção da saturação do solo e também das necessidades de enxofre e boro, ajustando assim o posicionamento de calagem e gessagem. A partir disso, vamos quantificar a necessidade de aplicação do boro no solo com complemento via folha”, esclarece.

Em pesquisas comparativas realizadas nas safras 2020/2021 e 2021/2022, os tratamentos de nutrição com produtos como o Vorax, Pumma e Phylgreen no café contribuíram para um melhor desenvolvimento vegetativo, com incremento no comprimento e número de nós formados nos ramos plagiotrópicos. “Observamos uma diferença de 7 sacas/ha no comparativo entre as duas colheitas. Este retorno é prova de que com um bom manejo nutricional o produtor consegue aumentar a produtividade da lavoura”, comenta.

Luciano explica que nos meses de dezembro e janeiro são feitas as análises de folha para indicar os ajustes necessários de aplicações de macro e micronutrientes durante as fases de desenvolvimento dos frutos de café. Ele destaca que o manejo de fertilizantes e biofertilizantes se inicia na pré-florada, que acontece em setembro. Na pós-florada, em outubro, reaplica-se o mesmo tratamento com fertilizantes e biofertilizantes, combinados com um extrato de algas. “Temos como objetivo, nesta fase, melhorar o pegamento floral do café, potencializar o desenvolvimento das folhas aumentando assim a capacidade fotossintética das plantas”.

Já entre novembro e dezembro aplicamos fertilizantes foliar e mineral. Entre janeiro e fevereiro, são analisadas as folhas. “Aí fazemos a última aplicação da combinação de fertilizantes e biofertilizantes. É uma fase importante na formação dos frutos, e o magnésio e o boro são essenciais nesta fase pois são responsáveis pelo transporte de açúcares para o enchimento de grãos”, diz. “Em março fechamos o ciclo de manejo com a aplicação de potássio e aminoácido, que auxilia a fotossíntese e o transporte de potássio para o fruto”, finaliza Luciano.

As informações são da Tradecorp.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures