ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Simpósio discute produção mecanizada e tecnologias para a lavoura

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 25/06/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Da redação

O 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira abre na próxima terça-feira, 30 de junho, a programação da Expocafé 2015. O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), antecede a abertura da feira ao público (1º a 3/7) e é uma oportunidade para o intercâmbio de informações sobre tecnologias e produção mecanizada.

Durante o Simpósio, pesquisadores, professores universitários, técnicos, estudantes e cafeicultores participarão de debates sobre manejo e mecanização da lavoura, pós-colheita, escassez hídrica e reaproveitamento da água utilizada na lavagem do café. As palestras serão ministradas por profissionais de Ufla, Epamig, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), representantes de empresas de máquinas e consultores privados.

O professor da Ufla Fábio Moreira apresentará o tema “Analise técnica e econômica da mecanização da lavoura cafeeira”. Moreira, que é um dos coordenadores do Simpósio, informa que o foco desta edição será operações de manejo mecanizado, que vão do plantio à colheita. “O cafeicultor não deve mais pensar apenas em colheita mecanizada, ele precisa planejar a mecanização desde o momento do plantio ou reposição da sua lavoura”, explica, acrescentando que no Sul de Minas, atualmente, apenas 5% da população total está disponível para a mão de obra na cafeicultura.

Os pesquisadores Sérgio Maurício Lopes Donzeles (Epamig) e Sammy Fernandes Soares (Embrapa/ Epamig) apresentarão o tema “Reuso da água no processamento do café”. A palestra, que começa às 10h, vai destacar o Sistema de Limpeza de Águas Residuárias – SLAR - desenvolvido em parceria por Epamig, Embrapa Café e Incaper. O Sistema, que é de baixo custo e pode ser construído pelo próprio cafeicultor, é constituído por caixas e peneiras e possibilita o reaproveitamento da água utilizada na lavagem dos grãos. Após a remoção de parte dos resíduos, a água pode ser reutilizada na irrigação de lavouras e em novos processos de lavagem e descascamento do café, permitindo uma economia de água superior a 50%.

O 6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira acontece no dia 30 de junho, na tenda de eventos da Expocafé, das 8h às 18h. As inscrições podem ser feitas antecipadamente até o dia 28 de junho pelo site www.expocafe.com.br.

Expocafé 2015
A Expocafé é considerada a maior feira do agronegócio café no Brasil em maquinários e insumos. O evento criado em 1998, pela Universidade Federal de Lavras (Ufla), acontece anualmente no Campo Experimental da Epamig, em Três Pontas (Sul de Minas Gerais). A feira estará aberta ao público entre 1º e 3 de julho. Para 2015 a expectativa é de que o evento, que contará com cerca de 150 expositores, em uma área superior a 12 mil metros quadrados, receba um público de 22 mil participantes.

Serviço
6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Data: 30 de junho de 2015
Horário: 8h às 18h
Local: Tenda de eventos da Expocafé 2015 – Campo Experimental da Epamig - Rodovia Três Pontas/
Santana da Vargem, Km 6 – Zona Rural -Três Pontas (MG)
Inscrições antecipadas: até o dia 28 de junho pelo site do evento
Valores: R$40 (estudantes), R$80 (demais participantes)
Programação completa aqui
Mais informações: (35)3829-1194
anapaula@epamig.ufla.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures