ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Iniciadas ações para produção brasileira de café seguro

AGENDA DO PRODUTOR

EM 09/11/2009

2 MIN DE LEITURA

0
0
A abertura de uma página na internet sobre o Programa Café Seguro (www.cafeseguro.com.br) por iniciativa do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). Esta é uma das primeiras ações que estão sendo iniciadas este mês no país para conscientização dos cafeicultores sobre a importância das boas práticas agrícolas e, em especial, sobre o uso correto dos agroquímicos aplicados nas lavouras. Estas ações estão sendo estudadas por técnicos de várias instituições brasileiras ligadas ao café desde junho último, quando o Japão, um dos maiores importadores do produto brasileiro, detectou, em contêineres de café que haviam chegado ao solo japonês, resíduos acima do permitido por aquele país de dois produtos químicos usados no combate à ferrugem do café.

Segundo Paulo Cesar Afonso Júnior, pesquisador da Embrapa Café, esta é apenas uma das ações que serão deflagradas para conscientização e orientação dos produtores sobre o uso correto dos defensivos. Também serão realizados dias de campo e mini-cursos e produzidos programas de TV e publicações, tais como cartilhas e folderes.

Segundo Antônio Augusto Ribeiro de Magalhães Filho, superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, que participa do grupo de trabalho como um dos representantes da CNC, a conscientização dos produtores faz parte das ações que serão desenvolvidas pelo programa a partir de agora. A outra já está buscando harmonizar as legislações brasileira e dos países importadores de café, em especial o Japão, para que não ocorra, no futuro, problemas como o acontecido este ano.

Lançamento do Programa

O lançamento do Programa Café Seguro ocorreu no dia 27 de outubro último, em Araxá/MG, durante a abertura do 35º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, com uma palestra do diretor geral do Cecafé, Guilherme Braga Abreu Pires Filho, que explicou, aos presentes, o programa e sua importância.

Ao entrar na página do Café Seguro, o cafeicultor acessa todas as informações sobre o programa, as ações previstas para os próximos meses, os limites máximos de resíduos e as legislações dos principais países importadores do café brasileiro, além de notícias, eventos e publicações sobre o assunto.

Todas as ações do grupo de trabalho são baseadas nas Boas Práticas Agrícolas, com a identificação dos produtos autorizados, nas dosagens e aplicações indicadas, observando o período de carência e proteção do aplicador e do ambiente, garantindo a produção de café seguro e saudável, livre de contaminantes.

Além da Embrapa Café e do Cecafé, também participam desse grupo técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sindicato Nacional da Indústria de Defensivos (Sindag), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Nacional do Café (CNC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

As informações são de Jurema Iara Campos, da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures