ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Epamig participa de encontro tecnológico sobre café conilon em Patrocínio do Muriaé (MG)

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 07/12/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Nesta sexta-feira (8), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa do Encontro Tecnológico Café Conilon, que acontece na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo do município de Patrocínio do Muriaé (MG), a partir das 8h. O evento, gratuito e aberto ao público, será composto por palestras sobre diferentes aspectos agronômicos e socioeconômicos da cultura do café conilon, apresentadas por especialistas, produtores e pesquisadores.

No final do encontro, os participantes farão uma visita técnica a uma lavoura de um produtor local que cultiva a variedade, para conferirem, na prática, como se dá a implantação da cultura.

O evento é realizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Patrocínio do Muriaé, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Epamig, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado (Emater-MG) e Sicoob/Credisudeste, e tem o apoio do Consórcio Pesquisa Café e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A ideia de realizar um encontro tecnológico surgiu após a Secretaria Municipal de Agricultura e o escritório local da Emater-MG entrarem em contato com a Epamig, em busca de tecnologias e informações sobre o café conilon. “O objetivo dessa parceria é estimular a diversificação da produção agrícola de Patrocínio do Muriaé, apresentando aos produtores novas culturas viáveis para o município. Nesse sentido, o conilon é uma boa opção, pois é uma variedade de café adaptada a regiões de menores altitudes, quentes e com restrições hídricas”, destaca a pesquisadora da Epamig, Waldênia Moura.

A pesquisadora ministrará a palestra “Cultivo do café conilon”, na qual apresentará informações sobre implantação e condução de lavouras para se manter bons índices de produtividade, além de outros aspectos da cultura. “Pretendo falar sobre a importância da aquisição de mudas de todos os clones que compõem uma cultivar clonal, para garantir a polinização cruzada, que é algo específico da espécie conilon, e que pode afetar a produtividade das lavouras caso os produtores não estejam devidamente orientados”, explica Waldênia. “Vou focar também na adubação e no manejo dos cafeeiros na fase de formação, que irá prepará-los para o sistema de poda programada e garantir elevadas produtividades”, finaliza.

Serviço
1º Encontro Tecnológico Café Conilon
Quando: 8 de dezembro
Horário: 8h às 12h
Onde: Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo  –  Avenida Silveira Brum, s/n, Centro (antiga Estação Ferroviária) – Patrocínio do Muriaé (MG)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures