ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia de campo sobre conilon em Leopoldina/MG

AGENDA DO PRODUTOR

EM 01/08/2006

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Fazenda Experimental da Epamig em Leopoldina/MG receberá na próxima quarta-feira (02/08), técnicos e produtores rurais para um dia de campo sobre o café conilon, com o objetivo de fornecer informações sobre a formação de mudas, o manejo da lavoura e as variedades clonais existentes no mercado.

O café conilon é apresentado como alternativa econômica para os municípios da Zona da Mata com baixas altitudes e temperaturas mais elevadas, inaptos ao cultivo do café arábica.

Os participantes do evento terão a oportunidade de visitar uma área experimental contendo 36 clones de conilon em fase de produção, cedidos pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Municípios como Leopoldina, Muriaé, Cataguases, Guarani e Patrocínio do Muriaé, apresentam potencial para a exploração comercial do café conilon. A evolução tecnológica da produção e do preparo do conilon no Brasil e a demanda por seus frutos para composição de blends pelo setor industrial, têm despertado a atenção de produtores e aumentado a demanda de pesquisas.

O projeto desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) também recebe o apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), coordenado pela Embrapa Café, para transferência dos resultados da pesquisa.

Com início em 2002, o projeto tem o objetivo de avaliar, selecionar e recomendar os clones mais promissores para a região, incluindo avaliações quanto ao ciclo de maturação dos frutos, resistência a doenças e pragas, produtividade, porte e arquitetura das plantas.


De acordo com a pesquisadora da Epamig que coordena o projeto, Waldênia de Melo Moura, o objetivo é lançar a idéia de que o café Conilon pode ser uma alternativa rentável de produção para alguns municípios da Zona da Mata. A existência de indústrias de café e torrefações na região para o escoamento da produção, aliado ao aporte tecnológico da Fazenda Experimental da Epamig contribuem para a iniciativa.

Programação

A pesquisadora Waldênia Moura fará uma palestra sobre produção de mudas e variedades clonais, informando aos interessados a forma indicada de propagação e as características agronômicas do material genético.

Com a palestra "Preparo do solo e adubações", o pesquisador da Epamig, Paulo César de Lima, vai destacar a importância do preparo do solo, das análises de solo e foliares, e das adubações necessárias para a implantação e condução da lavoura.

Participe

Data: 02/08/2006
Hora: 12h (inscrições)

Fazenda Experimental de Leopoldina

Estrada do Aeroporto (Via Vargem Linda)
Caixa Postal 48 - CEP 36.700-000 - Leopoldina - MG
Telefone: (32) 3441-2330

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures