ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dia de Campo apresenta resultados da 1ª colheita de Robustas Amazônicos do Cerrado Mato-Grossense

POR EQUIPE CAFÉPOINT

AGENDA DO PRODUTOR

EM 26/04/2023

1 MIN DE LEITURA

0
0

Esse ano será colhida a primeira safra de cafés Robustas Amazônicos cultivados em Tangará da Serra (MT). Para apresentar o desempenho da lavoura, será realizado um Dia de Campo na sexta-feira (28), voltado para produtores, extensionistas, estudantes de ciências agrárias e interessados no tema da região.

Realizado pela  Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), o evento visa mostrar os resultados preliminares do estudo da seleção dos clones com maior adaptação nos principais polos produtores de café localizados nas regiões norte e noroeste de Mato Grosso.

“São dois ensaios experimentais onde estão sendo testados o desempenho agronômico de 52 clones de Robustas Amazônicos. Lá, temos 47 selecionados por agricultores de Rondônia, 13 desenvolvidos pela Embrapa e dois selecionados por agricultores do Mato Grosso. Um ensaio está plantado na fazenda experimental da Empaer, em Sinop, e outro em  Tangará da Serra, onde será o Dia de Campo. Nós queremos chamar a atenção dos cafeicultores quanto aos aspectos relacionados ao manejo sustentável da lavoura e a obtenção de maior eficiência dos cultivos. A seleção dos clones a serem cultivados, por exemplo, é fundamental para o sucesso da lavoura. Mas, ainda assim, é preciso estar atento ao  preparo do solo para plantio e como identificar e manejar corretamente as principais pragas da cultura”, explica o pesquisador Marcelo Curitiba Espindula, da Embrapa.

Programação

No Dia de Campo serão demonstradas as diferenças entre as cultivares em estudos, os procedimentos relacionados à implantação dos cultivos para potencializar a obtenção da máxima produtividade, incluindo a produção de mudas de qualidade, e os aspectos relacionados ao manejo de pragas do cafeeiro.

O engenheiro agrônomo João Maria Diocleciano, que atua no campo experimental da Embrapa em Ouro Preto do Oeste, apresentará as técnicas de implantação da lavoura: principais tratos culturais e manejo nutricional. O pesquisador José Nilton Medeiros Costa abordará o  manejo integrado de pragas. Já o pesquisador Marcelo Curitiba Espindula falará sobre o desempenho agronômico dos Robustas Amazônicos no cerrado mato-grossense. O coordenador do Campo Experimental de Tangará da Serra, Wellington Procópio, debaterá sobre a produção de mudas clonais de qualidade.

Serviço
Dia de Campo: Desempenho de cafeeiros Robustas Amazônicos no Cerrado do Mato Grosso
Quando: 28 de abril
Horário: 8h
Onde: Campo Experimental e de Produção de Tangará da Serra (MT)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures