Centro de Inteligência em Mercados - CIM
Universidade Federal de Lavras - UFLA
A iniciativa de se analisar a competitividade dos principais países produtores de café, principalmente pela esfera de custos de produção, já existe com o projeto International Coffee Benchmark.
Enquanto estudos sobre custos de produção e viabilidade da cafeicultura têm sido realizados, pouca atenção é dispensada a estudos comparativos entre as diversas regiões produtoras do mundo. Gerar este tipo de informação, de maneira imparcial, cientificamente, e em vista ao bem coletivo, sem dúvida traria inúmeros benefícios ao setor, sobretudo em uma época em que os cafeicultores devem realizar significativas adequações para permanecerem no mercado.
Neste sentido, o Bureau de Inteligência Competitiva do Café (iCafebr), sediado no Centro de Inteligência em Mercados (CIM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) propôs no início de 2012 a construção do INTERNATIONAL COFFEE BENCHMARK (ICB).
O ICB é um programa que objetiva uma estrutura em rede para gerar continuamente o intercâmbio de informações (agrotécnicas, financeiras e econômicas) entre lideranças políticas, pesquisadores, cafeicultores e técnicos em escala internacional. As informações irão compor um único, válido e atualizado banco de dados sobre cafeiculturas típicas regionais que representarão os distintos contextos produtivos ao redor do mundo. Esta estrutura em rede ensejará uma cultura de desenvolvimento conjunto, de confiança e de compartilhamento de conhecimento, de tecnologias e de metodologias, fomentada pela necessidade de informações válidas e com escopo internacional.
Desde o ano 2007, o CIM é responsável pela realização de pesquisas sobre a cafeicultura brasileira como parte da rede informacional do projeto Campo Futuro, idealizado pela CNA e SENAR, que referencia as duas espécies cultivadas no Brasil - Coffea arabica e Coffea canephora - nos principais estados produtores. O programa alia a capacitação do produtor rural à geração de informações estratégicas para a administração de riscos de preços, de custos e da produção.
Com o conhecimento necessário, metodologia adequada (consolidada pelas experiências acumuladas nos últimos 6 anos) e com uma equipe multidisciplinar, o CIM pretende por meio do ICB: 1) avaliar os impactos de estratégias de liberalização comercial em diferentes setores; 2) elaborar análises sobre competitividades divergentes; 3) sugerir planos de ação para aperfeiçoamento da cafeicultura doméstica; 4) desenvolver análises sobre a influência de políticas e estratégias governamentais; e, 5) desenvolver análises sobre o impacto social, ambiental e econômico dos sistemas de produção em diferentes partes do mundo.
O projeto ICB já foi apresentado aos potenciais parceiros (CNA, FAEMG, CNC e Pólo do Café) e estamos no âmbito das discussões referente à forma de viabilização.
Centro de Inteligência em Mercados
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