ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Silagem - Importância e Cuidados Necessários

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 12/11/2018

3 MIN DE LEITURA

1
0

A PAPERPLAST – Loja Online entende que o produtor rural deve estar atento e conhecer as tecnologias aplicadas no campo no seu dia-a-dia. A utilização de Lona Plástica para Silagem com os cuidados necessários, por exemplo, é um fator chave para garantir maior produtividade na engorda do rebanho.  A vantagem na produção da Silagem com Lona Plástica Dupla Face é bastante conhecida, mas é importante enfatizar:

- Garante fornecimento regular de forragem aos animais leiteiros;

- Permite qualidade uniforme de forragem para os animais durante as diferentes estações do ano;

 - A Silagem pode ser feita em quase todas as condições meteorológicas;

- O excedente de forragem verde pode ser conservado, minimizando o desperdício;

- A Silagem de alimentação é uma ferramenta eficaz para o controle de doenças, como os as transmitidas pelos parasitas presentes em diferentes fases das forragens verdes e que morrem durante a ensilagem;

- Melhora a produtividade de forragem verde, melhorando a intensidade da colheita;

- Aumenta a produtividade do gado, assegurando o fornecimento de forragem, especialmente durante o período de estiagem em áreas secas e no inverno em áreas frias.

A produção de silagem envolve o fator “3Ss” – fator SOLO, fator SILO, fator SILAGEM.

Em relação ao SOLO, o produtor costuma ter total controle dos processos: a produtividade por hectare da sua plantação e também a disponibilidade de um agrônomo monitorando a lavoura, por exemplo. Quando o agricultor colhe a plantação ele sabe com precisão quantas toneladas de matéria verde ou seca foram colhidos no campo.

Quando a SILAGEM está finalizada, o agricultor também costuma ser cuidadoso: nutricionistas analisam e avaliam o valor nutritivo da alimentação do rebanho (matéria seca, proteína, etc.). Através do valor nutritivo é determinado a melhor formulação para o animal – seja para bovinos de corte ou de leite.

Quando, porém se fala do SILO propriamente dito, tal cuidado não se observa. O produtor deveria ter maior preocupação com uma análise aprofundada do rendimento do processo: fatores como perda de matéria seca no silo, o avanço diário no silo ou mesmo a temperatura do silo tanto no centro como no topo são fundamentais para um correto entendimento do processo de desenvolvimento da ensilagem.

A abertura do silo, por exemplo, deve ser um processo rápido e por isso demanda muita mão de obra. Porém o processo de ensilagem merece um acompanhamento contínuo.

Um momento importante no processo de produção da SILAGEM que deve ser especialmente monitorado é a VEDAÇÃO com a Lona Plástica Dupla Face Preta e Branca. Este é o momento que todo o contato da forragem com o ambiente externo vai ser interrompido e o grau máximo de anaerobiose vai ocorrer. Ao longo do processo de fermentação – que é um período geralmente longo na propriedade - e o silo fica exposto na maior parte do tempo. Por isso geralmente ocorre furo nas lonas plásticas por entrada de animais, podendo ocasionar a chamada camada preta no topo do silo.

Esse tipo avaria não só está relacionado a perca na ensilagem, mas também na produção de microtoxinas. Essas toxinas são ocasionadas pelo crescimento de fungos, o que pode ser prejudicial ao animal. O oxigênio que entra pelo furo degrada a silagem de uma maneira muito intensa, portanto medidas preventivas e corretivas devem ser adotadas.

É comum observarmos nas propriedades percas exageradas no processo de ensilagem no topo dos silos. Essa perda está diretamente relacionada aos furos na lona plástica para silagem, provocando a camada preta. Para se ter uma ideia, cada 1 cm de camada preta perdida dentro do silo é consumido 3 cm de camada boa. O prejuízo pode ser ainda maior caso a propriedade forneça para consumo dos animais esse material comprometido.  A produção de leite pode ser reduzida em função do gado estar se alimentando de uma silagem deteriorada causadas pelas toxinas.

Adotando medidas preventivas e corretivas adequadas, a silagem com lona plástica adequada – a PAPERPLAST recomenda a Lona Dupla Face Preta e Branca desenvolvida especialmente para essa finalidade. Consequentemente haverá a produção de uma forração nutritiva de alta qualidade e o ganho no processo será muito satisfatório. O ganho do produtor rural é motivo de satisfação para nós e para nossa parceria. Até a próxima!

Sobre a PAPERPLAST
Empresa voltada à intermediação de compra e venda de materiais de papel e plásticos entre a indústria e o consumidor. O negócio foi criado em 2016 pelo contador Julivan Arantes da Silva e pelo engenheiro Marcelo Benetti. A PAPERPLAST disponibiliza ainda o PLÁSTICO PARA ESTUFA e TELA DE SOMBREAMENTO, consulte nossos preços e condições de pagamento. Acesse https://www.paperplast.com.br

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WELLINGTON HENRIQUES

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 10/01/2020

Gostei da matéria, mto bem explicada, gostaria de saber se existe no mercado algum silo plástico com lacre e válvula que eu possa retirar o oxigênio através de um exaustor e se esse exaustor existe tb, assim aumentar a vida util da silagem, obrigado ! Meu email wellington.vidasimples@gmail.com

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures