ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sistema radicular de cafeeiros e nutrientes se aprofundam muito no solo

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 20/12/2023

3 MIN DE LEITURA

1
2

Em estudo efetuado em trincheira aberta em lavoura de café adulta na Mogiana Paulista, verificou-se que existem raízes finas até grande profundidade e, igualmente, os nutrientes se aprofundam ao longo do perfil do solo.

O sistema radicular do cafeeiro é muito importante, pois dele depende a absorção da água do solo e, com ela, dos nutrientes para a planta. Costuma-se dizer que as raízes são a boca da planta, e, sem elas, a planta não se alimenta, não cresce e não produz. 

É bem conhecida a característica do sistema radicular das plantas de café, que concentram as raízes finas em camadas mais superficiais do solo, mas, na medida em que o cafeeiro avança sua idade, pode-se observar que muitas raízes se aprofundam, sendo essas muito importantes para o suprimento de água, que se encontra mais profunda no solo nos períodos mais secos, assim sendo essenciais para manter as partes da planta hidratadas nesse período crítico.

A região da Mogiana Paulista possui uma área expressiva de cafezais, com mais de 60 mil hectares de lavouras concentradas em poucos municípios, com polo em Franca (SP). O solo da região é do tipo Lva, com textura argilosa e pequenas áreas mais arenosas. Na região não vinha sendo estudado o sistema radicular dos cafeeiros e, também, não havia correlação com o aprofundamento dos nutrientes no solo.

Foi realizado um trabalho de pesquisa na Fazenda Experimental de Franca, sobre lavoura da cultivar bourbon amarelo, com 16 anos de idade, no espaçamento 3,5x0,7 m, através da abertura de uma trincheira com 2 m de profundidade, 1 m de largura e 6 m de comprimento, na qual foram tomadas amostras para avaliar, em diferentes profundidades, ao longo do perfil do solo, a presença de raízes e a correspondente acumulação de nutrientes. O trabalho foi feito em maio/2023. As amostras simples, de solo e de raízes, foram tomadas em porções de 20x20 cm, nas profundidades desejadas, em seguida misturadas e formando a amostra composta para aquela determinada profundidade. As raízes foram separadas da terra, em peneiras, e classificadas em finas, médias e grossas, sendo avaliadas em peso e determinado seu comprimento em sub-amostra. O solo foi encaminhado para análise química e física em laboratório da Fundação Procafé.

Na tabela 1, podem ser observados os resultados sobre a presença dos tipos de raízes nas diferentes profundidades. Na tabela 2, são apresentados os níveis dos principais nutrientes encontrados nas diferentes profundidades. Pode-se verificar que houve uma boa distribuição de raízes finas ao longo do perfil ou profundidade do solo, indicando que cafeeiros mais velhos aprofundam bem suas raízes finas, diferentemente do que se conhecia, sobre uma grande concentração nas camadas superficiais. Já as raízes médias e grossas tenderam a diminuir com o aumento da profundidade do solo. Quanto à participação dos três tipos de raízes, verificou-se que as raízes finas representaram 71% do comprimento total das raízes das amostras, as médias 19% e, as grossas, 10%. 

Também os nutrientes se aprofundam no solo, formando reservas que devem ser consideradas na indicação das adubações, pois elas podem ser aproveitadas pelo sistema radicular igualmente profundo. Quanto à análise física, verificou-se que o teor de argila e areia variou pouco em profundidade, sendo a argila na faixa de 43-48% e areia de 41 a 49%, sendo os maiores teores verificados para a argila na profundidade de 80-120 cm e de areia a 0-20 cm. 

Tabela 1- Presença de raízes de cafeeiros em diferentes profundidades no perfil do solo, avaliada em trincheira em lavoura com 16  anos de idade. Franca (SP), 2023

Tabela 2- Presença de nutrientes em diferentes profundidades no perfil do solo, avaliada em trincheira em lavoura com 16 anos de idade. Franca (SP), 2023


Trincheira aberta em lavoura de café na Fazenda Experimental de Franca, para pesquisa e, também, demonstração em dia de campo e detalhe do sistema radicular, com raízes, em boa quantidade, sendo observadas até 2 m de profundidade


Exemplo do tipo de raízes avaliadas

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOAO CARLOS LOZER MORELATO

ARACRUZ - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/01/2024

Bom dia Matielo.Tem algum trabalho desse,no norte do ES,no café conilon?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures