ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Resistência ao ataque da bactéria Pseudomonas em mudas de café no viveiro e em variedades no campo

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 25/04/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Observações feitas em viveiro de mudas e em lavouras no campo mostram que existem materiais genéticos de café com boa resistência ao ataque de Pseudomonas, causadora da doença mancha aureolada em cafeeiros. 

A mancha aureolada, causada pela bactéria Pseudomonas Seryngae pv garcae, é uma doença que ataca plantas de café, seja quando mudas nos viveiros, seja no campo em plantações novas e adultas. 

O ataque ocorre através de lesões nas folhas e também em ramos e ponteiros, e, eventualmente, em frutinhos de café. As condições climáticas de frio e umidade e o estado nutricional das plantas influem no favorecimento ao ataque da doença. O controle químico da mancha aureolada tem sido praticado, principalmente, através do uso de fungicidas cúpricos, de ação também bactericida e de outros produtos, estes em menor escala. No entanto, a eficiência depende de aplicações em doses altas e repetidas, pois existe a necessidade de proteger as plantas sempre que houver condições climáticas favoráveis à doença, o que é difícil de prever. Deste modo, o ideal seria contar, nas áreas muito propícias à doença, com materiais genéticos com resistência. 

Alguns materiais já têm sido comprovados com resistência ou tolerância à Pseudomonas, citando-se o geisha, o IPR 102, o sarchimor IBC 12 ou IAC 125, o icatu 3282 e o arara, estes dois últimos apresentando tolerância em campo. As observações realizadas recentemente mostram que existem variações no nível de resistência/tolerância, quando nas condições de viveiro ou campo, sempre mais crítica à condição de viveiro, talvez pela situação de mais sombra e umidade, com maior pressão e disseminação da doença. 

A presente nota técnica objetiva mostrar observações recentes, em viveiros e no campo, com informações novas sobre constatações de materiais resistentes ao ataque de Pseudomonas. No viveiro verificou-se, em mudas, boa resistência no material de araraçú e tolerância no material de siriema. No campo, alta resistência foi observada na cultivar japy, com ausência de ataque em uma área de lavoura esqueletada, com muita brotação nova e numa condição de altitude de cerca de 1.100 m, situação favorável à bacteriose. As lavouras vizinhas, de outras cultivares, ao contrário, tiveram forte ataque favorecido pelas chuvas abundantes a partir de dezembro/22.

Em viveiro de mudas, ataque severo em uma variedades e, ao lado, sem ataque em mudas da cultivar araraçú


Outra situação, também no viveiro, sintoma típico da mancha aureolada em mudas de uma variedade suscetível, e, ao lado, mudas tolerantes de uma seleção da cultivar siriema


Cafeeiro Japy, esqueletado, com brotação abundante, sem qualquer ataque de Pseudomonas (esq.) e cafeeiros em área vizinha, da cultivar catuaí, com seca de ramos por ataque de Pseudomonas - Lavouras a 1.100 m de altitude - Poços de Caldas (MG), fev/23 


Queima de ponteiros por ataque de Pseudomonas em cafeeiros de outra variedade suscetível em área vizinha ao talhão de Japy - Poços de Caldas (MG), fev/23

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures