ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pulverizadores costais manuais a bateria facilitam pulverização em cafezais

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 05/05/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

Os pulverizadores costais providos com bateria, portanto elétricos, requerem menor esforço do operador e resultam em aplicações de forma mais uniforme e eficientes, assim se mostrando muito adequados para uso em lavouras de café. 

O pulverizador costal usado em cafezais, seja para pulverizar a planta, ou aplicar defensivos via solo ou aplicar herbicidas, pode ser acionado de três maneiras: a gasolina, a bateria e manualmente. Nos modelos a gasolina, menos comuns, o custo e a manutenção são maiores e tem, ainda, o barulho. Os de funcionamento exclusivamente manual são os mais comuns, sendo movimentados por alavanca. 

Os pulverizadores costais elétricos, aqui destacados, funcionam através de bateria bivolt, recarregável (entrada AC 100-24 V e saída 12 V) que pode durar de 6 a 12 horas de trabalho, dependente do modelo. Eles exigem menor esforço do operador, são confortáveis, possibilitam o controle da pressão e alguns também oferecem funcionamento 2 em 1, ou seja, podem ser utilizados tanto de forma manual quanto a bateria. Seus depósitos variam de 12 a 20 litros, conforme o modelo. 

As lanças e os bicos podem ser adaptados aos pulverizadores, sendo mais usados os de jato cônico para pulverizações e de jato em leque para aplicação de herbicidas. Em certos modelos podem vir bicos reguláveis. As mangueiras e lanças são variadas, as mangueiras tem em torno de 1,30 m e as lanças (normais de 40 a 90cm) sendo melhores as mais longas ou que tenham possibilidade de alongamento, pois assim o operador fica mais longe da ponta de aplicação. Isso se mostra mais importante na aplicação de herbicidas, já que lanças curtas acabam jogando muito líquido junto aos pés do operador. Verifica-se, na prática, que é apropriado usar lanças com dois bicos nos modelos elétricos. Assim, o movimento da lança, pelo operador, cobre uma área maior da planta e rende mais o trabalho. 

No mercado existem muitas marcas e modelos disponíveis, de fabricação nacional ou importados. Uns têm custo menor, porém tem poucas regulagens. Alguns modelos dosam a aplicação e até registram a mesma. A existência de gatilho com trava junto à lança resulta em manejo menos cansativo. Os modelos mais facilmente disponíveis tem sido da Jacto, Brudden, Kawashima, Yamano, Nagano, Coyote e Tekno. 


Pulverizador costal elétrico modelo PJB da Jacto, em aplicação sobre a folhagem e junto ao solo, com herbicida


Alguns modelos de pulverizadores manuais com baterias - Yamano, Brudden, Tekno e Kawashima


Outros modelos de pulverizadores manuais com baterias - Jacto, Coyote e Nagano

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures