ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Produzir o café do Papa fica mais fácil cultivando a variedade arara

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 15/09/2023

2 MIN DE LEITURA

0
1

Na produção de cafés especiais, de qualidade superior, com pontuação acima de 90 pontos, conhecidos como cafés do Papa, a variedade de cafeeiros arara tem se mostrado bem adequada. A qualidade da bebida do café depende de três tipos de fatores: do ambiente de cultivo, das condições das plantas e dos cuidados na colheita e pós-colheita. 

Na planta de café, a qualidade é ligada ao material genético, à variedade, que pode apresentar, nos seus frutos, características sensoriais superiores que se destacam. Nelas também influem a época de maturação, o espaçamento em que estão plantadas, que interfere no microclima, a boa nutrição das plantas e o controle de doenças, para garantir a formação apropriada dos frutos. 

Quanto à variedade, sabe-se que alguns materiais apresentam maior facilidade na obtenção de qualidades superiores. São bem conhecidas, nesse aspecto qualitativo, as variedades bourbon, a geisha, a pacamara e o próprio typica. Variedades novas também têm surgido com grande aptidão. 

Na presente nota técnica, objetiva-se relatar os bons resultados obtidos, nos últimos anos, com a qualidade dos cafés produzidos pela variedade arara. Os frutos dessa variedade apresentam sementes de tamanho grande e os lotes participantes de concursos têm obtido, por vários anos, notas superiores a 90 pontos, e ganharam, para a Fazenda Sertãozinho, 5 dos 6 concursos AROMA da BSCA em que participaram, tanto nos cafés preparados no processo natural, quanto no processo de cereja descascado (CD). Mais ainda, em um ano com pontuação recorde, de 94 pontos. A bebida do arara é limpa e adocicada, mais complexa e aromática. 

Verifica-se, assim, que a cultivar arara associa qualidade superior nos cafés por ela produzidos. Além disso, em relação a outras variedades tradicionais, de boa qualidade de bebida, acrescenta características agronômicas importantes, como alta produtividade, bom vigor das plantas e resistência à ferrugem. 


A Fazenda Sertãozinho, em Botelhos, no Sul de MG, foi premiada em 5 dos 6 concursos em que participou, no concurso AROMA da BSCA, com a variedade arara, aqui mostrando pontuações de 92,50 e 91,15, todas pontuações acima de 90 pontos, cujos cafés, por sua qualidade excepcional, são, por alguns, chamados de cafés do Papa


Partes dos certificados do Concurso AROMA, da BSCA, onde os cafés da variedade arara ganharam. Pode-se observar as pontuações de 91,05 e o recorde, de 94 pontos


Cafeeiros da variedade arara aliam boa qualidade dos frutos às características de alta produtividade, vigor e resistência nas plantas (esq.) e microlote premiado de café da variedade arara, premiado, e lançado em edição especial pela Orfeu Cafés (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures