ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudas de café fracas, com desenvolvimento ruim, podem ser recuperadas com adubo fosfatado

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 28/01/2022

2 MIN DE LEITURA

1
1

Problemas de mau desenvolvimento em mudas de café precisam ser observados e, frequentemente, estão relacionados com escassez de fósforo no substrato. Nessa condição, a aplicação de adubos fosfatados, via pulverização ou rega, se mostra eficiente na recuperação do crescimento das mudas.

As mudas de café são usualmente formadas em sacolas plásticas cheias com substrato composto por uma mistura de terra, esterco e um adubo químico fonte de fósforo. A composição mais indicada tem sido na proporção de 20-30% de esterco, 70-80% de terra e mais 3-5 kg de superfosfato por metro cubico do substrato. Esse substrato, quando em doses adequadas e com misturas bem feitas, quase não vai precisar de adubação complementar nas mudas.

Quando aparecem mudas com folhas amarelas, desbotadas, pequenas, com queimas nas pontas, com caules finos, casca seca (canela seca) e com cercospora negra, normalmente indicam que o substrato ficou pobre em fósforo. Observando o sistema radicular dessas mudas verifica-se que possuem poucas raízes finas. O problema pode aparecer em todo o canteiro de mudas ou em certas partes do canteiro, indicando que naquelas partes, de mudas ruins, o substrato de enchimento das sacolas deve ter ficado mal misturado, pobre.

As pesquisas realizadas mostram que é possível recuperar o crescimento das mudas conforme dados apresentados na tabela 1, onde podem ser observados resultados favoráveis do tratamento com adubo fosfatado. Nesse ensaio, verificou-se que os tratamentos com superfosfato aumentaram o crescimento das mudas, no sistema radicular e na parte aérea. Verifica-se, ainda, que os tratamentos fungicidas, isolados ou combinados com adubação NK e a adubação NK isolada não funcionaram para resolver esse problema, pois, embora possa parecer relacionado com doenças, na realidade a causa primária está relacionada com a deficiência de P. Em trabalho semelhante, verificou-se o mesmo efeito com uso do MAP como fonte de P.

Com base nas indicações das pesquisas, recomenda-se, assim, regar ou pulverizar as mudas identificadas com substrato pobre e apresentando os sintomas descritos, com uma calda de superfosfato ou de MAP, nas concentrações de cerca de 2%.

Recentemente foi verificado o problema de mau desenvolvimento de mudas em um viveiro na região de Capelinha (MG). Observando a mistura usada no enchimento das sacolas, verificou-se que o viveirista usou doses baixas de esterco e de adubo fosfatado. Identificado o problema, com as mudas no 2º-3º par de folhas, foram utilizadas duas pulverizações com MAP, a 1,5%, e verificou-se, rapidamente, a retomada normal do desenvolvimento das mudas (ver ilustração nas fotos aqui incluídas).

Tabela 1- Peso da parte aérea e do sistema radicular de mudas de café, por efeito de tratamentos, com fungicidas e nutrientes, para recuperação de mudas com problemas de mau desenvolvimento e com canela seca. - M.Soares (MG), 2001


Aspecto de muda de café com sintoma de mau desenvolvimento e com canela seca


Pode-se ver o aspecto de um canteiro de mudas com mau desenvolvimento em viveiro onde o substrato ficou pobre em fósforo. Antes do tratamento com MAP pulverizado (esq.) e a recuperação das mudas com os novos pares de folhas de tamanho normal, depois do tratamento (dir.) – Capelinha (MG)


Aspecto do sistema radicular nas mudas deficientes, antes da aplicação do MAP (esq.) e do aumento significativo das raízes finas após o uso do adubo fosfatado (dir.) – Capelinha (MG), 2021

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE MARIANO

EM 28/09/2023

Preciso também um hormonia pra nutriçao

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures