ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Forte deficiência de boro em cafeeiros em função da estiagem

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 04/02/2021

1 MIN DE LEITURA

1
0

Com a retomada das chuvas, as lavouras de café vêm apresentando, de forma generalizada, forte deficiência de boro na nova brotação.

Depois de um longo período de estiagem, nas principais regiões cafeeiras de arábica, as chuvas voltaram. Em função delas, veio a brotação das plantas, com crescimento da ramagem e de folhas novas. Observando essa ramagem e folhagem, fica muito visível a presença de sintomas de deficiência grave de boro.

As folhas novinhas apresentam pontuações e áreas negras e corticosas, o que provoca sua deformação. As folhas ficam pequenas, com bordos arredondados. Ocorre seca de ponteiros, que pode ser confundida com o ataque de Phoma. Também acontece a paralização ou morte de gemas apicais e, em função disso, vem um brotamento excessivo de ramos laterais.

O boro influi no crescimento do cafeeiro e no pegamento das flores, participando da divisão celular, do crescimento das células e da parede celular. A deficiência desse micronutriente causa, também, morte das extremidades das raízes, o que reduz a eficiência do sistema radicular na absorção de água e nutrientes. Analisando as folhas deficientes, é comum constatar níveis de B inferiores a 10 ppm, sendo que o adequado é de 40 a 80 ppm.

A deficiência de boro pode ser provocada pela carência no solo, pois muitos produtores ainda não usam esse nutriente na via solo, que é a mais eficiente. Usam muito nas pulverizações, porém esse meio é ineficiente. Sabe-se que a falta de água no solo, por longo período de estiagem, é um fator muito importante na indução da deficiência de boro, pois esse nutriente é de difícil translocação dentro da planta. Essa causa é, com certeza, a atual responsável pelas graves deficiências de boro, agora observadas. A desfolha, provocada pelo período seco, que gera a volta de intensa brotação, evidencia mais a deficiência.

O que fazer agora? Deve-se efetuar a aplicação de produto com boro no solo e, provisoriamente, fazer umas duas foliares, para irem atenuando o problema até que funcione o produto via solo.


Sintoma típicos de deficiência grave de boro, observados em dezembro/20 em lavouras de café no Sul de Minas. Pontuações e manchas escuras nas folhas novas, paralisação de crescimento e morte de gemas e superbrotamento

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONARDO SOARES

GUAPÉ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/02/2021

BOA NOITE, UMA DICA A SE FAZER É UTILIZAR O BORO JUNTO COM HERBICIDAS E INSETICIDAS DE SOLO, AI VAI COLOCANDO BORO MAIS VEZES DURANTE O ANO, E ESSA DEFICIÊNCIA TENDE A DIMINUIR, PASSEI A FAZER ASSIM NAS MINHAS LAVOURAS E RESOLVEU O PROBLEMA.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures