ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Floração irregular e forte ataque da broca em cafezais nas Montanhas do ES e Matas de MG

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 05/02/2024

2 MIN DE LEITURA

0
0

Observações em campo, efetuadas em início de novembro de 2023, em lavouras de café situadas nas áreas das Montanhas do Espírito Santo e das Matas de Minas, mostram que a floração e a frutificação das plantas ocorrem de forma muito desuniforme, e o ataque da broca dos frutos se mostra muito intenso. 

A condição climática normal das regiões onde se cultiva a maior parte da cafeicultura de montanha, compreende chuvas entre outubro-novembro e abril. No ano de 2023, as chuvas iniciaram mais cedo. Em agosto choveu e, como consequência, veio a primeira florada dos cafeeiros. Depois, com mais chuvas, ocorreram outras em setembro e outubro, e ainda sobraram gemas/botões sem abrir. Observando o dado de chuvas em agosto, na região de Marechal Floriano (ES), verifica-se precipitação de 170 mm, ocorrendo três floradas neste mês. 

A broca dos frutos ocorre, normalmente, em dezembro/janeiro, cerca de 90 dias após floradas, quando os frutos já começam a ter sementes dentro deles. Não se deve esquecer que, mesmo antes desse estágio, as brocas começam a perfurar os frutos, ainda aguados, provocando, na maioria dos casos, sua queda. 

A maior ocorrência da broca nesse ano se deve a quatro fatores favoráveis. Começa pela maior permanência, no campo, de frutos da safra anterior, devido aos problemas de falta de mão-de-obra e de preço baixo do café. Assim, muito café de varrição ficou sem colher, contribuindo para a multiplicação da broca. Outro aspecto importante foi o menor período, decorrido entre a colheita da safra anterior e a frutificação na safra atual, em função do adiantamento das chuvas. Essa chuva adiantada também favoreceu, por evitar a seca excessiva dos grãos da safra anterior. Com isso, os insetos da broca tiveram alimento mais disponível. 

Finalmente, outros fatores para o ataque mais grave da broca têm sido as temperaturas mais altas, que aumentam a multiplicação dos insetos e as chuvas mais esparsas, com veranico, agora no período de trânsito da broca. 

Na tabela 1 estão colocadas as datas onde foram observadas as diversas florações dos cafeeiros, na região de Montanha do ES, neste ano. Destaca-se como importante monitorar as diferentes variedades quanto à floração e, consequentemente, ao ataque de broca, observando-se a tendência de início, mais cedo, do ataque nas variedades de maturação e floração mais precoces. 

Tabela 1 - Datas das florações nas várias cultivares de café arábica na região das Montanhas do ES para a safra 2024


No mesmo ramo, frutos chumbões, frutos chumbinhos, flores e botões, evidenciando a desuniformidade da floração - Sul do ES, nov/23


Frutos brocados, em elevado percentual, já em início de nov/2023 - Marechal Floriano (ES)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures