ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ervas daninhas resistentes a herbicidas estão dominando as lavouras de café

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 10/05/2024

1 MIN DE LEITURA

1
0

As ervas daninhas resistentes a herbicidas vêm, gradualmente, dominando as áreas de lavouras de café. 

O sistema de controle do mato em cafezais mais usado nas últimas décadas tem sido através do emprego de herbicidas, que se mostravam eficientes e econômicos. Esse sistema de controle químico das ervas, de forma continuada, especialmente pelo uso de produtos à base de glifosato, resultou na seleção de ervas resistentes. 

As espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas vêm aumentando e, na lavoura de café, as que se mostram mais problemáticas são: a buva, o capim gengibre ou amargoso e o capim pé-de-galinha. 

A presença em grande escala de ervas resistentes em cafezais traz complicações e exige a adoção de manejo diferenciado para seu controle. Cada caso deve ser analisado, verificando quais as ervas presentes, o tipo e estágio da lavoura e as condições de mecanização. 

Na presença de buva, onde for possível (sem certificação) pode-se usar mistura do glifosato com 2,4-D. Onde não puder usar o 2,4-D, pode-se utilizar, de preferência com as plantas de buva ainda jovens, o herbicida Heat. Para o capim amargoso, pode-se usar mistura com herbicida à base de chletodin – este em dose mais alta e sempre com óleo, como adjuvante. Para o capim pé-de-galinha, pode ser experimentada uma maior dose de glifosato ou o mesmo com o chletodin. Sempre deve-se usar esses herbicidas com ervas no estágio mais jovem. Existindo ervas mais velhas, o ideal é passar, previamente, uma trincha ou carpideira, ou mesmo roçada bem baixa e na rebrota, ainda jovem, usar os herbicidas. A trincha ou carpideira já mata uma boa parte das ervas. 

Outras opções de manejo das ervas resistentes são possíveis, como a utilização de outros grupos de herbicidas disponíveis, o uso, em maior escala, de herbicidas em pré-emergência, e o emprego de métodos de capina mecânica em maior intensidade. 


Infestação severa de buva em lavoura de café na região Sul de Minas (acima) e falha de controle com o uso de glifosato, que controlou as demais ervas e só sobrou a buva (direita)

Infestação de capim gengibre ou amargoso, que remanesceu depois da aplicação de glifosato, indicando sua resistência (esq.), e capim pé-de-galinha, que queimou parcialmente suas folhas após aplicação de glifosato e vai rebrotar (dir.). Também algumas plantas de buva resistentes (dir.)

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JÚLIO TRASFERETTI

INDAIATUBA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/05/2024

É triste ver a recomendação de mais agrotóxicos, quando chegamos ao ponto de resistência das ervas "daninhas" (o que já se sabia antigamente). A solução: mais agrotóxicos? Deixar as ervas "daninhas" mais resistentes? Condicionar todo um ecossistema de solos, animais e seres-humanos a mais veneno?
E outras técnicas?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures