ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Desenvolvimento e testagem de capinadeira mecânica para controle de ervas em cafezais

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 08/12/2022

3 MIN DE LEITURA

1
3

Foi desenvolvida e testada, com boa eficiência, uma nova capinadeira tratorizada visando, principalmente, o controle mecânico de ervas resistentes a herbicidas e, também, em cultivos orgânicos. 

As ervas daninhas que crescem em cafezais concorrem em água, nutrientes e luz com os cafeeiros, e, sem controle adequado, podem causar perdas médias de mais de 30% na produtividade das lavouras. Os principais métodos utilizados para controle das ervas são do tipo manual, mecânico ou químico, ou a combinação desses sistemas. Ultimamente, o sistema manual, com uso de enxadas, foi muito reduzido pela dificuldade de mão de obra e custo mais elevado. O controle químico é o mais utilizado, porém, nos últimos anos, vem enfrentando dificuldades pela ocorrência de ervas resistentes aos principais herbicidas usados. O controle mecânico, por capina, vem sendo praticado em pequena escala, principalmente pela inexistência no mercado de equipamentos capinadores eficientes. São usadas roçadeiras e trinchas, que reduzem o tamanho das ervas, na forma de roçada, sem efetiva eliminação das mesmas. No passado existiam algumas carpideiras mecânicas, mas sua fabricação foi descontinuada. 

A nova capinadeira mecânica vai suprir a falta de um equipamento para essa finalidade, visando seu uso para complementar o controle das ervas em cafezais, especialmente sobre as ervas resistentes aos herbicidas, além do seu uso na faixa junto à linha de cafeeiros e, ainda, no caso de cultivos orgânicos. 

O desenvolvimento foi feito em 2021/22 junto à Empresa HIMEV, tradicional fabricante de equipamentos mecânicos de trituração de plantas, situada em Campo Alegre (SC). O implemento foi desenvolvido, construído e testado para capinar as ervas daninhas. O equipamento é tracionado por um trator e a rotação do rotor é proveniente da tomada de força. A rotação é conduzida através de um eixo cardan até a primeira caixa de transmissão, onde a direção da rotação é alterada em 90°. Essa rotação é transmitida por outro eixo até a segunda caixa de transmissão, a qual também altera a direção da rotação e está diretamente ligada ao rotor. O rotor é constituído de 4 facas, em formato de ‘S’’, que realizam o corte da vegetação rente e logo abaixo do solo, conforme profundidade que pode ser regulada. Durante o manejo do equipamento, ele fica apoiado em três pontos, sendo duas rodas e um esqui de deslizamento. O implemento trabalha deslocado em relação ao centro do trator, possuindo duas posições de deslocamento. 

As especificações técnicas do equipamento são as seguintes:

Comprimento: 1,515 m
Largura: 1,725 m
Largura de corte: 0,915 m
Massa aproximada: 320 kg
Rotação da tomada de força: 540 rpm
Rotação do rotor: 1000 rpm
Potência recomendada do trator: 40 CV

O equipamento pode ser observado na figura 1. Os testes foram feitos em lavouras de café da Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG). O trabalho consistiu na capina de faixa próxima à linha de cafeeiros, conforme pode ser vista na figura 2. Verificou-se que, apesar do mato se encontrar já bem alto, houve uma limpeza total das ervas, que foram cortadas logo abaixo do solo. Uma boa característica observada na capina, que não era esperada, é que o mato e cisco na faixa roçada e um pouco de terra são jogados para junto aos cafeeiros, o que é desejado, pois leva material orgânico útil para o desenvolvimento/produtividade das plantas. O rendimento observado, em lavoura com 3,5 m nas ruas, foi de 2,5 a 3 horas de trabalho por hectare de lavoura. O único aspecto negativo foi o desgaste das facas, que ocorreu em uns 3 dias de trabalho, o que era previsto, pois acontece em todos os implementos que trabalham com partes sujeitas ao desgaste pelo solo. Em função disso, novos materiais de aço estão em desenvolvimento. No entanto, o bom trabalho realizado pela carpideira, compensa a reposição das facas, cujo custo baixo é amortizado por uma significativa área capinada. 


Figura 1- Equipamento capinador mecânico, desenvolvido pela Himev, vista de frente e por baixo e no teste em campo na Fazenda Sertãozinho


Figura 2- Capina na faixa junto à linha de cafeeiros, feita pela capinadeira mecânica da Himev, e detalhe da chegada do resíduo capinado junto aos cafeeiros. Fazenda Sertãozinho, Botelhos (MG) - nov/22

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CARLOS ANTONIO LOZER MATTOS

EM 13/12/2022

Essa capinadeira é excelente muito prática

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures