ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Câmara fria garante qualidade de sementes de café durante todo o ano

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 01/10/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

O armazenamento de sementes de café em ambiente de câmara fria preserva a sua boa capacidade de germinação, o que torna possível usar essas sementes em qualquer época do ano, de acordo com a necessidade, na formação de mudas.

As sementes de café são preparadas a partir do despolpamento de frutos maduros, sendo degomadas e secas até cerca de 20% de umidade. Em seguida, sendo guardadas em temperatura ambiente, as sementes vão perdendo seu poder germinativo com o passar do tempo e, após seis meses, sua capacidade de germinação cai drasticamente. No caso de sementes de robusta, esse prazo de viabilidade é ainda mais curto, de cerca de dois meses.

O período de maturação e colheita dos frutos de café vai, normalmente, de maio a agosto, e as sementes preparadas nessa ocasião estariam aptas ao semeio só até o final do ano. Ocorre que os viveiristas ou cafeicultores, muitas vezes, precisam preparar mudas em outras épocas do ano para atender aos plantios ou replantios. Então, surge a necessidade de preservar as sementes, em condições ambientais controladas, em câmara fria, onde, com temperaturas baixas, com umidade e embalagens adequadas, elas preservam seu poder germinativo por cerca de 12 meses.

A Fundação Procafé, dentro de seus objetivos de melhor atender aos interessados, com o fornecimento de sementes de boas variedades e com qualidade apropriada, montou e vem operando duas câmaras frias na Fazenda Experimental de Varginha, com capacidade de armazenamento em torno de 60 m3 cada. O processo parte de sementes com teor pouco mais alto de umidade, cerca de 30%, recebe embalagem que reduz perda rápida de umidade e o ambiente é mantido com temperatura constante de 10-12º C.

Trabalhos de pesquisa dão o suporte necessário para as recomendações de uso das sementes mantidas em câmara fria. No primeiro trabalho, aqui destacado, conforme dados da tabela 1, foi testada a germinação das sementes após diferentes períodos de armazenagem, comparando as sementes guardadas em ambiente natural e em câmara fria. Verifica-se que a capacidade de germinação das sementes mantidas na câmara fria cai muito pouco mesmo após seis meses de armazenamento e a germinação se mantém em bons níveis mesmo após 12 meses de armazenamento. Ao contrário, as sementes mantidas em ambiente natural já apresentam queda significativa de germinação aos seis meses de armazenamento. No segundo trabalho, foi testado o período para semeio após a retirada das sementes da câmara fria. Os resultados estão colocados na tabela 2, mostrando que o ideal é efetuar o semeio até cerca de duas semanas após retirada das sementes do ambiente frio.

Contando com campos de sementes certificados, de variedades novas de elite, como arara, catucaís amarelos, guará, acauãs, graúna e também das melhores cultivares tradicionais (catuaí e mundo novo), a Fundação Procafé está apta a atender à sua atividade de fomento tecnológico, pois, além de desenvolver, testar e indicar variedades adequadas, pode fornecer, a todo tempo, sementes de boa qualidade.


Tabela 1 - Porcentagem de germinação de sementes de café, C. arabica cv mundo novo, em diferentes condições ambientais, natural e em câmara fria, partindo de duas umidades iniciais. Campinas (SP)


Tabela 2- Porcentagem de germinação de sementes de cafeeiro submetidas a diferentes tempos de semeadura e ambientes de armazenamento. Avaliação aos 30 dias após a semeadura. Varginha (MG), 2016


Câmara fria da Fundação Procafé, na Fazenda Experimental de Varginha, com sementes armazenadas (esq.), possibilitando fornecer sementes com qualidade, o ano todo, de tradicionais e novas variedades indicadas, como a arara, aqui mostrando plantas resistentes e muito produtivas já na 1ª safra (dir.)

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures