ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Calcário e adubos fosfatados usados no plantio de café devem ser colocados em mistura na terra

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 01/02/2023

2 MIN DE LEITURA

1
0

O calcário e o adubo fosfatado devem ser colocados em mistura com a terra, nas covas ou sulco de plantio, não de forma localizada ou separados, como alguns técnicos teimam em indicar. 

No plantio do cafeeiro, são importantes os nutrientes que trazem maior influência na formação do sistema radicular e na estrutura da planta. Com esse objetivo, o cálcio, o magnésio e o fósforo são essenciais. O cálcio e o magnésio são fornecidos pela calagem de correção em área total, mais um adicional por cova ou metro de sulco. As doses usadas são determinadas pela análise, sendo mais utilizadas 2-4 ton/ha em área total e 200-400g por metro de sulco ou cova de plantio. 

Em pequenos plantios, de acordo com a disponibilidade/custo, com prioridade em solos muito argilosos ou arenosos, são usados, também, estercos ou outras fontes de matéria orgânica no sulco/cova, embora este material orgânico seja mais eficiente em cobertura, no pós-plantio. Os micronutrientes podem ser usados isoladamente ou já formulados com adubos PK próprios para plantio. 

Os corretivos, o fósforo e demais adubos indicados no plantio do cafeeiro devem ser aplicados no sulco/cova de plantio e misturados com a terra de enchimento. Volta e meia aparecem controvérsias e opiniões que insistem na colocação dos adubos fosfatados de forma localizada para reduzir sua imobilização no solo, pelos óxidos de Fe, Mn e Al. Os resultados de pesquisa mostram que o melhor modo de aplicação é aquele em mistura com a terra, podendo ser com adubos em pó ou granulados (Tabela 1). Pode-se observar que nem a localização nem a granulação do superfosfato foram eficientes, resultando em piores resultados produtivos.

Tabela 1 - Produtividade de cafeeiros sob influência do modo de aplicação de adubo fosfatado no plantio. Martins Soares (MG), 2001

Outra indicação que tem sido feita de forma errada por alguns técnicos diz respeito à aplicação do calcário feita separadamente do superfosfato. É comum a orientação de colocar a dose de calcário no fundo da cova, depois uma camada de terra e, depois, em cima, o superfosfato. Isso leva em conta a teoria de que poderia haver transformação do fósforo em fosfato de cálcio, ficando insolúvel. Acontece que o calcário e o superfosfato são produtos de solubilidades diferentes. O fósforo no superfosfato está disponível, porém, o calcário comum só vai solubilizar seus componentes muito lentamente. Costumamos exemplificar isso com uma mistura de açúcar com areia. Nem os grãos de areia vão ficar doces e nem o açúcar vai ficar com gosto de areia. Além disso, na medida em que vai sendo corrigido o pH, o aproveitamento do fósforo vai melhorando (Figura 1).

Figura 1 - Influência do pH do solo na disponibilização de fósforo de adubos fosfatados


O calcário e o superfosfato são distribuídos, ambos, no sulco de plantio (esquerda) e o trator, passando com o subsolador, mistura os mesmos com a terra (direita), ao mesmo tempo, fechando o sulco

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RAMON RODRIGUES XAVIER

AFONSO CLAÚDIO - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2023

E quanto a adubação nitrogenada quando a calagem é feita em cobertura em lavouras em produção, é preciso aguarda algum tempo?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures