ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Burrinho mecânico: Equipamento facilita o manejo de cafezais em montanhas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

FOLHA PROCAFÉ

EM 07/12/2023

3 MIN DE LEITURA

8
1

O equipamento, denominado burrinho mecânico, trabalha em lavouras de café em terrenos inclinados, abrindo terraços ou pequenos sulcos para facilitar o trânsito e favorecer as operações de manejo dos cafezais de montanha. 

A cafeicultura é a principal atividade agrícola em terrenos de montanha, na Zona da Mata de Minas e no Sul do Espírito Santo. A forte declividade das áreas de lavouras dificulta a mecanização convencional, por isso elas são conduzidas, quase que exclusivamente, com tratos manuais, o que onera seus custos de produção pelo maior uso de mão-de-obra. 

Os terrenos declivosos dificultam o trânsito dos trabalhadores, assim diminuindo o rendimento nas operações de trato e colheita nos cafezais, e, ainda, favorecem o arrastamento do solo, dos adubos e da água pela erosão.

O burrinho mecânico é um conceito novo, desenvolvido para operar em terreno de topografia acidentada, pois é leve, de fácil manuseio e sua roda dentada sustenta e traciona o equipamento, mesmo em declive. Ele foi adaptado por uma pequena oficina regional, sendo composto por uma estrutura metálica, com rabiças de manuseio. Em cima sustenta um motor, de 2,5HP, de 2 T, de 52 cc a gasolina, o mesmo que aciona uma perfuratriz de solo. Embaixo vai uma roda, aproveitada da traseira de motocicleta, com dentes soldados, para sua melhor fixação e tração no terreno. Um sistema de correntes transfere e, pela redução nas engrenagens, aumenta a força de tração na roda inferior. Atrás vai, acoplado, um implemento com lâmina tipo arado de aiveca, reversível, podendo, ainda, por troca, colocar um implemento tipo sulcador. No deslocamento do burrinho mecânico, ele vai cortando e deslocando a terra, no sentido do declive. 

A operação é feita em velocidade de cerca de 3 km por hora. Na primeira passada, o equipamento faz o primeiro risco e, na segunda e numa terceira, vai alargando a área aplainada, formando um micro-terraço ao longo da rua do cafezal. Outro trabalho, com um sulcador adaptado, pode fazer pequeno sulco próximo da linha de cafeeiros, do lado de cima do declive, para facilitar a retenção de adubos e da água junto aos cafeeiros. O gasto de combustível é pequeno, cerca de 0,5 litro por hora. A operação é facilitada em terrenos limpos, sem muito cisco de mato, que acaba atrapalhando por entupir a roda de tração. O rendimento normal, fazendo três passadas, é de terraceamento de 1 ha de lavoura em cerca de 3-4 horas de trabalho. O equipamento tem custo aproximado de R$ 4 mil e pode ser adquirido, existindo, também, prestação de serviços. 

Em teste efetuado em lavoura de café, com declividade de cerca de 50%, na Zona da Mata de Minas, em Mutum, verificou-se facilidade operacional e abertura de terracinho com boa largura, com cerca de 50 cm, podendo ser alargado por mais passadas. Também foi testada sua capacidade de sulcamento e mistura de adubos, sobre área previamente perfurada com retroescavadeira e parcialmente entupida pelo retorno da terra. 

Conclui-se que: o burrinho mecânico é de operação viável em terrenos declivosos, podendo fazer terracinhos ou sulcos que facilitam os tratos da lavoura de café de montanha e auxilia no controle da erosão.

Aspecto geral do burrinho mecânico sendo abastecido de gasolina, em teste realizado em cafezal de montanha, em Mutum (MG). Pode-se observar os componentes, sendo: motor de dois tempos (em cima, na frente), roda dentada abaixo, sistema de transmissão por correntes e alças para segurar e direcionar o equipamento (esq.). Na foto à direita, pode-se verificar a estrutura ou chassi que sustenta o motor e a roda dentada, esta com aproveitamento de uma roda de motocicleta

Trabalhando com o burrinho mecânico em cafezal em terreno declivoso, na primeira passada (esq.) e na segunda passada (dir.), alargando o terracinho. Mutum (MG), julho/23

Detalhe da lâmina, tipo arado, que corta o terreno e joga a terra de lado e da roda dentada, que traciona o equipamento (esq.) e como fica um terracinho no terreno, após 2 a 3 passadas do equipamento (dir.)

8

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROGERIO DELIMA MORAIS

EM 08/01/2024

São os tipo do adubo usado no Cafezal
EDEVARDE JR

CORUMBÁ - MATO GROSSO DO SUL - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 15/12/2023

Infelizmente o governo brasileiro não vê e não se interessa por tecnologias baratas e sustentáveis, e quando aparece uma empresa estrangeira na intenção de dar desenvolvimento e criação no invento, eles boicotam e tentam fazer de tudo para ficar no Brasil. Já vi e acompanhei muitos casos assim, e tem uns que se arrastam até hoje na justiça internacional de marcas e patentes, devido a negligência do gov. Brasileiro.
RAUZEN ARRUEZ

ARARANGUÁ - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO

EM 11/12/2023

Boa tarde a todos, dizem que a NASA deveria estudar os brasileiros, mas faz tempo que o melhor do Brasil tem sido 'levado' e muitas das vezes sem que 'ninguém' saiba...?
E mesmo que patenteado sai de 'fininho'... Acorda Embrapa!
MARIA DE FÁTIMA MOREIRA

PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL

EM 11/12/2023

Fantástico, a necessidade é o motor da criatividade. Parabéns ao inventor. Faz patente, se ainda não fez.
SINFRONIO MENDES FERREIRA NETO

EM 08/12/2023

A EMBRAPA QUE É UMA EMPRESA DE TODOS OS BRASILEIROS DEVERIA PESQUISAR E DESENVOVER MAQUINÁRIOS PARA ESTAS ÁREAS DE MONTANHA QUE GERALMENTE TEM TERRAS FERTILÍSSIMAS PRÓPRISS PARA VÁRIAS CULTURAS, NELAS INCLUIDAS O CAFÉ.
ANTONIO JORGE OLIVER

IRAQUARA - BAHIA - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 08/12/2023

Bastante interessante
SINFRONIO MENDES FERREIRA NETO

EM 08/12/2023

A EMBRAPA, que é uma empresa de todos os brasileiros, deveria dar mais atenção à á pesquisa e desenvolvimento de maquinários agrícolas para uso em áreas montanhosas.
Estas áreas geralmente tem solos fertilíssimos próprios para várias culturas, nelas incluído o Café.
NENECO PASSANDURRA

ÁGUA FRIA - BAHIA - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 11/12/2023

Mas neste caso, Embrapa não tem nada com isso, infelizmente!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures