ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Starbucks planeja expandir negócios na China até 2015

PAULO HENRIQUE LEME

EM 03/04/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Starbucks Corp. planeja triplicar o tamanho de sua força de trabalho e rede de lojas na China nos próximos três anos, segundo informações de John Culver, diretor para operações na China e na Ásia-Pacífico da empresa. Atualmente, a empresa tem cerca de 10 mil funcionários nas mais de 500 lojas no país. Culver acrescentou que a companhia vai acelerar o crescimento na China, um país com milhares de anos de cultura de chá, para capturar o crescente gosto pelo café.

"Continuaremos acelerando a construção de lojas e, deste modo, passaremos de 500 hoje para mais de 1.500 lojas até 2015", disse ele em uma entrevista durante o Fórum Boao para Ásia, encontro de líderes políticos e empresários na província chinesa de Hainan, no sul do país. Para facilitar o crescimento, "mais que triplicaremos o tamanho de nossa força de trabalho", disse ele.

A China, onde as cafeterias se tornaram comuns nas esquinas das cidades, é uma das histórias de maior sucesso da Starbucks. O conceito de tomar café e socializar nas cafeterias está ficando cada vez mais popular.

O faturamento obtido com as vendas na China e na região da Ásia-Pacífico subiu 38% no primeiro trimestre fiscal, encerrado em 1º de janeiro, para US$ 166,9 milhões, enquanto o lucro operacional cresceu 26% no período, para US$ 57,8 milhões. "Nós vemos nossa oportunidade para continuar ampliando os negócios efetivamente", disse Culver, sem fornecer uma projeção para os próximos trimestres.

A Starbucks recentemente elevou os preços do café na China para compensar custos maiores. Apesar disso, a iniciativa não afastou os clientes. "Nossos clientes continuam nos escolhendo", disse o diretor. "Se você visitar as nossas lojas hoje, você verá que estão cheias e há muita energia positiva. Vemos oportunidades para continuar expandindo nossa rede de varejo e capturando a demanda que atualmente existe para a Starbucks."

O mercado de café da China, incluindo o tipo solúvel, está em expansão. As vendas aumentaram para 6,25 bilhões de yuans (US$ 992 milhões) em 2011, expansão de 20% em relação ao ano anterior e de 92% ante 2006, segundo a Euromonitor International. E apesar da rápida expansão, há espaço para crescer mais. Um estudo da Associação da Indústria Chinesa de Café, em 2011, mostrou que os chineses consomem uma média de três xícaras por ano, bem abaixo da média mundial de 240 xícaras.

De olho em outros mercados asiáticos, Culver informou ainda que a Starbucks abrirá 1 mil lojas no Japão no ano que vem, enquanto o número de cafeterias na Coreia do Sul deve mais que dobrar para 700 até 2016. A empresa também pretende intensificar o crescimento na Indonésia e na Tailândia e, até o fim do ano, se lançará em dois novos mercados, na Índia e no Vietnã. As informações são da Dow Jones.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures