ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cafés especiais brasileiros serão promovidos no exterior

PAULO HENRIQUE LEME

EM 25/03/2011

2 MIN DE LEITURA

1
0
O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, quer se destacar não só na quantidade, mas também na qualidade. É o que pretende a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês), que, em parceria com o Ministério da Agricultura, planeja realizar este ano uma série de ações de promoção comercial no exterior.

A principal delas é a Exibição Anual da Associação de Cafés Especiais da América (SCAA, na sigla em inglês), principal feira internacional do setor, que vai ocorrer de 28 de abril a 01 de maio em Houston, Texas, nos Estados Unidos. A cada ano a mostra dá destaque especial a um país, o "portrait country", segundo a organização, e nesta edição é a vez do Brasil.

"Isso significa ter todos os holofotes voltados para nós", disse a diretora executiva da BSCA, Vanúsia Nogueira. Segundo ela, vai se falar do Brasil na abertura do evento - não só do café, mas do país como um todo -, o coquetel de boas vindas terá temática brasileira e haverá "espaço privilegiado" em todos os simpósios realizados ao longo da mostra.

Além disso, o Brasil terá direito ao maior estande da feira, com 130 metros quadrados, onde será montada uma cafeteria para degustação do café de cada região produtora. De acordo com a coordenadora geral de planejamento e estratégia do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Cláudia Marinelli, estarão representados os estados de Minas gerais, Bahia, São Paulo, Paraná e, "provavelmente", Espírito Santo.

Segundo Vanúsia, a exposição e os contatos são os pontos altos da feira, já que ela ocorre no período de entressafra no Brasil, o que dificulta a realização de negócios no próprio evento. A ideia é promover, a partir da mostra, a vinda de um grupo de importadores ao país entre junho e agosto, aí sim com vistas a fechar acordos.

Além da exibição em Houston, os produtores de cafés especiais planejam participar de pelo menos duas outras feiras do gênero este ano, uma na Europa, em junho, e outra no Japão, em setembro. Por causa do terremoto e do tsunami que devastaram a costa nordeste do país asiático este mês, a presença no evento japonês será confirmada futuramente.

Segundo Vanúsia, está em estudo ainda a participação em uma feira na Coreia do Sul, em um evento na Austrália e a na comitiva empresarial que vai acompanhar a presidente Dilma Rousseff à China.

Ela informou que o Brasil exportou cerca de um milhão de sacas de cafés especiais no ano passado, um crescimento em torno de 15% em comparação com o ano anterior.

O trabalho de promoção é importante para reposicionar o produto no mercado, pois, de acordo com a executiva, por muito tempo o Brasil privilegiou a quantidade em detrimento da qualidade, perdendo espaço para outros países produtores no segmento de alto nível. "Nós mostramos que o Brasil tem quantidade e qualidade na produção de café", ressaltou.

As informações são da Anba, resumidas e adaptadas pela Equipe CaféPoint.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO

TRADER

EM 29/03/2011

Prezados Senhores,

Ao ler a reportagem, detive-me com um provavel evento na Australia a ser realizado pela BSCA. A Australia, apesar de representar "apenas" 1,5% do total das exportacoes brasileiras de cafe, importa basicamente nossos cafes considerados "premium", ou seja ,de peneiras maiores e com alta qualidade.

A cultura do "coffee shop" eh tao forte, que este tipo de negocio prolifera como nenhum outro ramo de negocios, onde, inclusive, uma forma de se diferenciar dos concorrentes eh exatamente oferecer diferentes graos e qualidades, podendo o grao ser torrado e moido na hora de se pedir um espresso.

Por isso, alegra-me muito saber que a BSCA, atraves de Vanusia Nogueira, poe em estudo essa possibilidade. Estaremos aqui de bracos abertos para recebe-los e auxilia-los se for necessario.

Parabens a iniciativa. Estamos desbravando e construindo um Brasil mais forte.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures