ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inscrições no 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil vão até início de setembro

AGENDA DO PRODUTOR

EM 20/08/2013

3 MIN DE LEITURA

0
0
Os produtores brasileiros de café por via úmida (cereja descascado ou despolpados) têm até o dia 3 de setembro para inscreverem suas amostras no 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013. O concurso é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE).

De 8 a 12 de setembro, os lotes inscritos passarão pela pré-seleção, em Belo Horizonte (MG), durante a Semana Internacional do Café, que abrangerá, entre outros eventos, a rodada de reuniões do Conselho da Organização Internacional do Café (OIC), as festividades do cinquentenário da entidade e o 8º Espaço Café Brasil, feira internacional que a BSCA realiza em parceria com a Café Editora. “Esta será uma oportunidade ímpar para a exposição desses cafés, pois estarão presentes chefes de Estado e centenas de delegados de 70 países na capital de Minas”, diz Vanusia Nogueira, diretora executiva da BSCA.

As amostras classificadas na pré-seleção irão para a fase nacional, prevista para ocorrer entre 30 de setembro e 4 de outubro. A fase internacional será realizada na semana seguinte, de 7 a 11 de outubro, época em que também ocorrerá a cerimônia de premiação do evento. O leilão dos vencedores será na segunda quinzena de novembro e o pagamento em janeiro de 2014.

Para ampliar a visibilidade de todas as regiões produtoras de café especial no Brasil, atrair um maior número de compradores internacionais e disponibilizar mais cedo o produto no mercado, os organizadores do 14º Cup of Excellence - Early Harvest - Brasil 2013 anteciparam as fases do concurso desta edição.

De acordo com Vanusia Nogueira, o leilão foi antecipado em seis semanas em relação aos anos anteriores para que os produtores possam receber mais cedo os valores oferecidos no pregão e para que os compradores tenham acesso aos cafés especiais brasileiros antecipadamente. “Consultamos técnicos, inclusive das regiões com altitudes mais elevadas, e eles garantiram que é viável a disponibilização do produto até o dia 3 de setembro. Dessa forma, estamos com boas perspectivas quanto à diversidade de cafés especiais que poderemos receber e, principalmente, à possibilidade de descoberta de novos cafés por parte dos compradores internacionais”, comenta.

Destaques para regiões — Outra alteração realizada no 14º Cup of Excellence - Early Harvest foi a análise das amostras divididas pelas regiões produtoras do País. “A pré-seleção terá os cafés avaliados separadamente pelas áreas oficiais do Brasil. Esse processo será repetido na fase nacional do certame, mas os juízes não terão acesso à identificação da região dos produtos que estão provando. Já na fase internacional os cafés deixam de ser separados por regiões”, explica a diretora executiva da BSCA.

Segundo ela, essa iniciativa foi tomada para dar mais oportunidades para as novas regiões que passaram a investir no cultivo dos cafés especiais no Brasil. “Como consequência dessas alterações, também modificamos o formato da cerimônia de premiação do concurso. Passaremos a anunciar os ‘primeiros colocados’ de cada região, antes de anunciar de fato os vencedores do concurso como um todo”, anota.

Além disso, as regiões produtoras que não tiverem amostras classificadas para a fase internacional, mas cujos cafés obtiveram notas de pelo menos 83 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) na etapa nacional, ganharão o direito de serem apresentadas ao júri estrangeiro, em mesas de provas que serão especialmente montadas durante duas tardes, de maneira que os lotes que agradaram aos compradores, mas que ficaram abaixo da nota de corte (85 pontos), possam ter uma melhor comercialização.

Apoio — Promovido pela BSCA em parceria com ACE e Apex-Brasil, o concurso é patrocinado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC) e da Cooperativa de Cafeicultores da Zona de Varginha (Minasul).

As informações são da BSCA.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures