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Últimos dias para participar do Curso Online sobre Marketing e Mercado de Café

EDUCAPOINT

EM 21/05/2014

3 MIN DE LEITURA

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Na próxima semana começa o Curso Online “Marketing Estratégico do Agronegócio do Café”. O curso abordará as principais tendências do mercado global de café, traçara um panorama da cafeicultura, além das estratégias de marketing e posicionamento de marca, atendendo as necessidades do consumidor final.

Confira a entrevista que o instrutor do curso Paulo Henrique Leme, professor da UFLA e coordenador do Grupo de Estudos de Marketing e Comportamento do Consumido, concedeu à AgriPoint.

Quais as tendências no mercado de café?

A demanda global de café possui uma tendência de crescimento constante, inclusive, a taxa tem subido aos poucos. Se fizermos uma média dos últimos dez anos, teremos algo em torno de 2,7% a.a. Por si só ela é uma perspectiva interessante para produtores.

A questão que se coloca, porém, é sobre “como” e “onde” ocorrerá esta demanda por café. Ou seja, em quais países, quais tipos de bebida, se arábica ou robusta, etc. Gosto de agrupar as tendências no mercado consumidor de café em três importantes grupos:

• a cultura do consumo de café: representada pelo crescimento no consumo de café espresso, pelas cafeterias e pelo envolvimento com a cultura do café (dentro e fora de casa);
• o consumidor e seus desejos: principalmente por produtos mais convenientes em seu uso, por novos produtos e embalagens; e também pelo interesse nos cafés especiais e gourmet; e
• o produtor e o marketing: a demanda por origem e sustentabilidade implicam em identificar de onde vem o alimento que consumo. Aqui é importante analisar como os cafeicultores podem atender à demanda dos consumidores através da origem e das certificações sustentáveis.

Outra importante tendência, e que abordaremos no curso, é a crescente utilização do café Robusta como base para diversos novos produtos no mercado e novos blends de café. Então a pergunta é mais ampla, o crescimento no consumo de café é de Arábica ou Robusta?

Como o café brasileiro está inserido no mercado mundial?

O café brasileiro se insere no mercado mundial como balizador de preços e como base de preparo de diversos tipos de blends. Ainda é insipiente nossa inserção nos mercados de cafés gourmet e especiais, apesar de já possuirmos produtores e algumas poucas marcas de café torrado e moído no mercado internacional.

Qual a importância do marketing na valorização do café brasileiro?


O marketing, em sua função global, e o marketing estratégico mais especificamente, pode desempenhar um papel fundamental no desenho e implementação de estratégias de marketing realmente eficientes.

O marketing é a área de estudo que pode sistematizar informações de mercado e apoiar a criação de estratégias de marketing que influenciem a tomada de decisão de compradores de café, e, especialmente, consumidores de café.

Veremos no curso como desenvolver uma estratégia de construção de uma origem específica, a exemplo dos casos de sucesso brasileiros. Precisamos desenvolver a “convergência estratégica” dos Cafés do Brasil.

O que os alunos poderão aprender de mais importante neste curso?


Este curso online de Marketing Estratégico no Agronegócio Café tem dois grandes objetivos para os alunos. O primeiro é fornecer uma atualização sobre as principais tendências do agronegócio café tanto na produção quanto no consumo mundial. No Módulo 1, os alunos poderão verificar as tendências de produção, ou seja, um panorama geral sobre como os concorrentes do Brasil estão reagindo às mudanças no mercado internacional e quais são as perspectivas de mercado para o médio e longo prazo, com foco especial nos concorrentes asiáticos. No Módulo 2, apresentaremos as principais tendências do mercado consumidor, com destaque para o crescimento do consumo de café Robusta e do mercado de cafés especiais e certificados. O público alvo para estes módulos são todos os envolvidos com o café, da produção ao varejo.

O segundo objetivo do curso é fornecer aos alunos um conhecimento básico sobre estratégia e marketing aplicados ao agronegócio café. Nos módulos 3, 4 e 5, os alunos aprenderão a desenvolver uma estratégia para seu negócio, analisar oportunidades e ameaças, analisar pontos fortes e fracos de sua organização e construir uma estratégia de marketing sólida, incluindo estratégias de propaganda e marketing digital. Com foco especial nos produtores de café, estes módulos também podem ser aplicados à torrefação e ao varejo.

Por fim, temos um módulo especial sobre certificações e sustentabilidade na visão do marketing. No Módulo 6 apresentaremos alguns conceitos importantes para o agronegócio, como a qualidade, segurança alimentar, origem e sustentabilidade, sempre com uma visão crítica sobre o marketing que podemos construir para nosso negócio e nossas associações e cooperativas.

Para se inscrever no curso e se atualizar sobre as principais tendências deste mercado, clique aqui!

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