ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cultivares de conilon do Espírito Santo e suas principais características

POR MARIA AMÉLIA GAVA FERRÃO

E ROMÁRIO GAVA FERRÃO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 11/08/2008

4 MIN DE LEITURA

23
0
1. Introdução

O Estado do Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil, com área plantada em torno de 320 mil ha, produção de aproximadamente 8 milhões de sacas e produtividade média de 27,0 sc/ha.

Nos últimos 15 anos verificou-se um grande avanço na cafeicultura do conilon no Estado. Os principais fatores responsáveis por esse incremento foram a renovação e o revigoramento de lavouras com a utilização de variedades melhoradas, a poda, a utilização de adubações, a irrigação, entre outros, aliados a um programa de capacitação de produtores e o estabelecimento de parcerias para instalação de jardins clonais visando disponibilizar materiais genéticos superiores aos produtores e viveiristas.

O café conilon pertence à espécie Coffea canephora, que é diplóide e auto-incompatível. A auto-incompatibilidade no café conilon significa a não fecundação entre flores da mesma planta e de plantas geneticamente iguais e deficiência nos cruzamentos quando se cultivam materiais genéticos aparentados. Assim, estudos prévios de compatibilidade genética são de fundamental importância na definição dos clones que deverão ser agrupados para formação de variedades clonais.

Assim, para que ocorra a produção de frutos em uma lavoura, há necessidade de se ter uma lavoura formada com plantas geneticamente diferentes. Por conseguinte, lavouras formadas de apenas um clone não produzirão frutos. Por ouro lado, se a lavoura for formada por dois ou mais clones geneticamente muito semelhantes, também poderá ocorrer falha na fecundação e pequena produção de frutos.

Por isso, antes da recomendação das variedades clonais de café conilon, o Incaper avaliou se os clones componentes de cada uma de suas variedades clonais se cruzavam e produziam sementes. Quando os clones cruzam entre si, são denominados de clones compatíveis.

2. Cultivares Desenvolvidas pelo Incaper para o Estado do Espírito Santo

O programa de melhoramento genético de café conilon iniciou-se no Instituto Capixaba de pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em 1985, considerando as diferentes características que a espécie apresenta. Neste programa, foram desenvolvidas e recomendadas cinco variedades clonais (reprodução assexuada) e uma variedade de propagação por sementes (reprodução sexuada) e geradas informações importantes para a espécie. As cultivares desenvolvidas e recomendadas pelo Incaper são:

• Emcapa 8111
• Emcapa 8121
• Emcapa 8131
• Emcapa 8141 Robustão Capixaba
• Emcaper 8151 Robusta Tropical
• Vitória Incaper 8142

3. Principais Características das Cultivares de Café Conilon

Emcapa 8111: cultivar clonal formada pelo agrupamento de 09 clones compatíveis entre si, lançada e recomendada em 1993. Caracteriza-se por apresentar maturação precoce dos frutos, cuja colheita ocorre, normalmente, até o mês de maio e produtividade média de 58 sc/ha.

Emcapa 8121: cultivar clonal formada pelo agrupamento de 14 clones compatíveis entre si, lançada e recomendada em 1993. Apresenta maturação dos frutos em época intermediária, entre as cultivares Emcapa 8111 e Emcapa 8131, com a colheita ocorrendo normalmente no mês de junho, e produtividade média de 60 sc/ha.

Emcapa 8131: cultivar clonal formada pelo agrupamento de 09 clones compatíveis entre si, lançada e recomendada em 1993. Apresenta maturação tardia dos frutos, com colheita ocorrendo normalmente nos meses de julho/agosto, e produtividade média de 60 sc/ha.

Emcapa 8141 - Robustão Capixaba: cultivar clonal tolerante à seca, formada pelo agrupamento de 10 clones tolerantes à seca, compatíveis entre si, lançada e recomendada em 1999. Os clones componentes dessa cultivar se destacaram em condições de estresse hídrico, em produtividade, com média de 54 sc/ha, e parâmetros fisiológicos considerados. Caracteriza-se também como cultivar responsiva à suplementação de água, alcançando nessas condições, produtividade média de até 112,5 sacas beneficiadas por hectare nas quatro primeiras colheitas.

Emcaper 8151 - Robusta Tropical: Variedade de propagação por sementes, desenvolvida pelo Incaper e lançada no ano de 2000. Oriunda da recombinação de 53 clones elites do programa de melhoramento de café Conilon do Instituto. A produtividade média desta variedade é de 50,3 sc/ha. A utilização da cultivar Robusta Tropical confere maior estabilidade ao sistema produtivo, uma vez se constitui em uma população. Como é formada pela recombinação de materiais genéticos, não há uniformidade de maturação entre as plantas, devendo ser colhida quando a maior parte dos frutos encontrarem-se maduros e iniciar o aparecimento dos primeiros frutos secos.

Vitória Incaper 8142: cultivar clonal desenvolvida pelo Incaper formada pelo agrupamento de 13 clones superiores compatíveis entre si, lançada e recomendada em 2004. Destaca-se com produtividade média de 70,4 sc/ha, tolerância à seca, grãos grandes e elevada adaptabilidade e estabilidade de produção.

Figuras 1 e 2 - Caracterização da produção e uniformidade de maturação da variedade Vitória:



Os clones das três primeiras cultivares (Emcapa 8111, Emcapa 8121 e Emcapa 8131) podem ser distribuídos aleatoriamente no plantio, pois possuem, dentro de cada grupo, a mesma época de maturação dos frutos, enquanto os clones das cultivares Emcapa 8141 Robustão Capixaba e Vitória Incaper 8142 devem ser plantados em linhas alternadas, pois não apresentam maturação na mesma época, embora haja uniformidade de maturação dentro de cada um deles. A colheita deve ser realizada linha por linha, colhendo-se em determinada época apenas os clones que já se encontrarem no estágio adequado de maturação. Essa forma de escalonamento da colheita proporciona a obtenção de um produto final de melhor qualidade, além de uma melhor e mais ampla distribuição do período da colheita. Os espaçamentos indicados variam de 2,5 a 3,5 m entre linhas e de 1,0 a 1,5 m entre plantas.

Após o lançamento e a recomendação dessas variedades clonais, de forma a torná-las disponíveis aos cafeicultores, foi necessária a definição de estratégias de multiplicação dos clones eleitos como componentes de cada uma delas. Para tanto, o Incaper estabeleceu parcerias com diferentes Instituições em várias regiões do Estado para a formação de jardins ou campos clonais com os materiais genéticos selecionados. Nas parcerias estabelecidas para implantação dos Jardins Clonais, coube ao Incaper a sessão das mudas dos materiais genéticos e as orientações técnicas necessárias, e às instituições parceiras, a responsabilidade da implantação, condução e distribuição das mudas ou "estaquinhas", de acordo com critérios estabelecidos por cada uma delas.

MARIA AMÉLIA GAVA FERRÃO

23

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELTON DE OLIVEIRA PEREIRA

ANCHIETA - ESPÍRITO SANTO

EM 18/05/2020

alguma referencia de viveiro aqui para o sul do es, para comprar as mudas 8112, 8122, 8132?

att;
SIMONI

CÁSSIA DOS COQUEIROS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 18/11/2016

ola, como faço para comprar sementes de cafe conilon para plantar...ou so existe mudas para comprar??
FLÁVIO RAMPE

EM 05/05/2015

qual a variedade de cafe que posso plantar a onde oclima e muito quente e não tenho como irrigar
CARLOS GUILHERME SILVA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/09/2014

Senhores,

Minha família é produtora em Porto Rico. Não sei o que a legislação brasileira estabelece, mas procuro produtor e/ou parceria para exportação de material de propagação melhorada para lá. Meu contato é carlosguilhermeadv@hotmail.com
JOAO MARCHI NETO

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - ZOOTECNISTA

EM 10/07/2013

Senhores,

Devido a minha formação entendo pouco ou nada de café. Mas na propriedade da família temos uma pequena lavoura e gostaria de conhecer um pouco mais sobre cafeicultura.



Em relação ao plantio de clones do Vitória, o que vocês acham da uma lavoura formada somente com os clones do Vitória? São: o 02, 12, 07, 120, etc.



É uma lavoura de boa produtividade, considerando adubações corretas e manejo?



Atenciosamente,

João Marchi Neto
MARIO LUIZ MULLER ROMANHA

GOVERNADOR LINDENBERG - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 13/05/2013

Lucas  v12 do vitoria é o 02 com maturaçao em começo de maio e podi ser plantado junto com os clones citados mas em fila separada na minha lavolra esti ano v9 maturou junto com 02 já em 2012 maturou começo de junho e os clones citados são de maturação começo de junho
LUCAS MARQUES AZEVEDO

PEDRO CANÁRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 03/05/2013

Rodrigo Speroto Lourenço, na sua experiência, o que você me diz a respeito de produtividade e época de maturação se eu adicionar o clone 02 juntamente com este stand: 143, p1, p2, a1, lb1 e o 05 e 09 do vitória?
RODRIGO SPEROTO LOURENÇO

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/04/2013

Lucas o plantio pode ser feito em linha ou tudo misturado pois a maturação é idêntica são todos clones de maturação tardio médio.



Faz. São Lourenço

Nova Venécia-ES
MARIO LUIZ MULLER ROMANHA

GOVERNADOR LINDENBERG - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/04/2013

mario luiz, plantei em itanhem bahia clones tais lb1 a1 p1 p2 143 v5 v13 v10 v12 mais outros clones de pesquisa minha e do meus irmaos espero em breve esta fazendo mudas desses clones para plantar e vender. parabens pesquisadores
AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/04/2013

Rodrigo, tenho ouvido nos últimos dias, aqui no Cafepoint e em algumas visitas a  propriedades, referencias sobre estes clones A1, P1, P2 e Lb1 , poderia me indicar um fornecedor de mudas destes clones...? Na região próxima a Linhares - Rio Bananal...

Sds., Aylton Piona

João Neiva - ES
LUCAS MARQUES AZEVEDO

PEDRO CANÁRIO - ESPÍRITO SANTO

EM 22/04/2013

Rodrigo, como fica formado seu stand, ou seja, são plantados ao acaso ou uma fila de cada e qual a época de maturação destes clones?



Att, Lucas M. A.
AYLTON PIONA COUTINHO JUNIOR

JOÃO NEIVA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/04/2013

Robinson, realmente nunca ouvi falr destes clones de café aos quais se refere...(SV2010 - Silvano Bizzi-Jaguaré, A1 P1-P2, LB1) apesar de já ter conhecimneto do excelente trabalha realizadopelo Sr.Silvano Bizzi em seu viveiro...Na minha região João Neiva e Linhares,  o que se utiliza é um misto de clones, 02, 16, 143,G35 etc.ou em alguns casos os 13 clones do Vitória, o que é muito rraro devido as dificuldades de conseguir as mudas e sua divisão na área de plantio...

Poderia me fornecer informaões sobre estes clones e o contato do Silvano Bizzi em Jaguaré? Estou para implantar uma nova lavoura este ano ...

Sds.,

Aylton Piona C.junior

João Neiva-ES
RODRIGO SPEROTO LOURENÇO

NOVA VENÉCIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 21/04/2013

na minha concepção o 02 é um clone ultrapassado já, sua produtividade é muito alta mas tudo nele tem que ser mais, ele necessita de mais adubo é mais susceptível a ferrugem e um ano ele produz muito mas já no outro a planta quase morre e produz muito pouco... Para mim os clones que considero melhor e que eu estou utilizando nos meus plantios são o 143, p1, p2, a1, lb1 e o 05 e09 do vitória são clones de alta produtividade e não tão exigentes tenho áreas de 140 sacas por hectare.



Fazenda São Lourenço
ZAIR FANTIN NETTO

SÃO GABRIEL DA PALHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 19/04/2013

PELO G35 SER UM CLONE MUITO BOM PORQUE TOMBA MUITO


RAMON GARCIA

PEDRO LEOPOLDO - MINAS GERAIS

EM 07/12/2012

estou no inicio e colhendo informações e vou plantar ai no espirito santo, alto rio novo é um bom lugar?
ROSEMBERGUE BRAGANÇA

ALEGRE - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 01/09/2012

Parabéns aos ilustres pesquisadores Maria Amélia e  Romário ,   meus dois Ex alunos(a) pelos trabalhos que estão desenvolvendo  ao longo dos anos em prol da cafeicultura Capixaba.


Um grande abraço


prof. Rosembergue e Presidente da Associação dos Ex alunos da ESAES/CAUFES/CCA-UFES


ROBINSON GREGO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 09/04/2012

As pesquisas do Incaper, deram de fato um impulso muito importante no desenvolvimento da cultura do Canefora, Conilon e Robusta, principalmente com a utilização e seleção de mudas clonais selecionadas pelos critérios desejáveis de produção e resistência a doenças. Hoje ,varios produtores, no Espirito Santo, conhecedores destes critérios e técnicas  de seleção clonal, associadas a suas experiencias como produtores e tambem observadores desemvolveram excelentes clones, muito pouco relatados na literatura, como por exemplo o grupo de clones  SV2010 de Jaguaré  do viveiro Silvano Bizzi. Os clones A1 P1-P2 e LB1 da região Humaitá/ Marilandia,  o clone 103  de Jacupenba (Linhares ),etc  e  um grupo de clones  que  diferente dos citados , não têem origem no norte do estado, ficaram  "perdidos"no sul do Espirito Santo, quando  os demais foram levados para o norte. São clones altamente produtivos de caracteristicas impar em relação aos outros clones dos Caneforas,  todos  são Robustas  com grãos maiores que os do Arabica com excelentes padrões de resistencia a ferrugem e seca.

E o mais importante, nesta localidade não são cultivados sob irrigação e se consegue 100 sacas por ha. Por tudo isto acho que o "Conilon "ainda vai surpreender, e muito.

Robinson Grego
Fazenda Robusta
SANDRA GARDONA P. RODRIGUES

SANTOS - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 15/03/2010

Boa Noite

Estou realmente vislumbrada com este site que entrei por um acaso, estou cursando recursos humanos e preciso fazer um trabalho sobre corretagem de café e estou em busca de todo o processo de um produtor de café , acredito que aqui eu deva encontrar, acho que aqui não encontrarei na íntegra todo o trabalho dele, mas vou continuar a trabalhar,
Parabéns e estou vendo que atrás daquele cafezinho que adoramos existe um mundo de novidades!!!
ADRIANO XIMENES

RIO BANANAL - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 07/10/2009

Gostaria de entrar em contatato com Adriano para vender café robusta para a torrefação. Sou produtor e gostaria de parar de vender para atravessador. Meu café é da variedade G30 e G35 e trabalho buscando qualidade.

Aguardo resposta.
MARIA AMÉLIA GAVA FERRÃO

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 07/07/2009

Prezado Adriano Cavallaro,

Conforme descrito, as cultivares relacionadas acima foram desenvolvidas e recomendadas para o Espírito Santo. Ainda não temos resultados de pesquisa do comportamento dessas variedades em Montes Claro - Minas Gerais. Sugerimos que procure a EPAMIG ou a EMATER-MG para maiores informações.

Contudo, no caso de plantio de pequena área, apenas para conhecimento da adaptação do cafe conilon na sua região, recomendamos a aquisição da variedade de propagação por sementes, denominada Emcaper 8151 Robusta Tropical. A solicitação deve ser feita diretamente na Fazenda Experimental de Marilândia/Incaper - Tel: 27 37241182 ou E-mail: fem@incaper.es.gov.br.

Atenciosamente,

Maria Amelia Gava Ferrão

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures