ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Análise de Folhas - Uma importante ferramenta no acompanhamento da Nutrição da Lavoura

POR ALYSSON VILELA FAGUNDES

E ANTÔNIO WANDER RAFAEL GARCIA

MANEJO DE LAVOURA

EM 11/02/2011

7
0
A nutrição do cafeeiro com os principais macronutrientes (nitrogênio, fósforo e potássio) ocorre após uma programação criteriosa embasada em resultados apurados pela análise química do solo, estimativa da safra pendente e futura, sempre realizada após a visita do técnico aos talhões. A adição desses nutrientes ocorre de novembro a março, geralmente em três parcelamentos espaçados em aproximadamente 60 dias um do outro.

Para uma melhor avaliação e correção das doses estimadas, recomenda-se o uso de análises foliares periódica, sendo o período de janeiro a fevereiro após 30 dias do segundo parcelamento um bom período para ajustar os níveis nutricionais da última adubação que ocorre de 15 de fevereiro a 15 de março.

No mês de janeiro é chegada hora de realização de uma amostragem de folhas para verificação da nutrição da lavoura. O mais importante a ficar atento é a época e a forma de retirar essa amostra.

A época mais indicada para a retirada de uma amostra de folha é após o segundo parcelamento das adubações para que se possa fazer ajustes na terceira e última adubação de solo e nas adubações foliares seguintes. No entanto, essa amostragem pode ser feita em qualquer época do ano e quantas vezes forem necessário, basta que seja respeitado o prazo de trinta dias em relação a uma adubação de solo ou folia. No caso do uso de adubações foliares, alguns nutrientes pouco móveis ainda podem estar aderidos à sub superfície da folha por até 60 dias o que sugere uma interpretação mais criteriosa para o ajuste dos micronutrientes nas adubações foliares futuras.

Recomendações gerais na coleta da amostra:

- Coletar folhas sadias (sem pragas e doenças) e normais (sem lesões e deformações),

- As folhas devem estar isentas de sujeiras (poeira, barro, etc),

- Fazer a coleta de forma aleatória e casual. Não coletar folhas de plantas com deficiências isoladas ou que não representem a média visual da lavoura,

- Obedecer o padrão: retirando-se as folhas do terceiro ou quarto par no terço médio da planta,

- Utilizar o meio de transporte mais eficiente possível para que as folhas cheguem ao laboratório no menor tempo possível,

- Acompanhar passo a passo as informações a baixo com relação à coleta e preparo das amostras de folha.

ALYSSON VILELA FAGUNDES

ANTÔNIO WANDER RAFAEL GARCIA

7

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CAMILLO OTAVIO DE PAIVA

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/10/2013

À época certa de realizar uma analise de folha. é logo após as duas primeiras adubações de organomineral, ou seja, a época certa para realizar a´analise de folha é no mês de dezembro, e  é importante também saber que só deve realizar a analise de folha 30 dias após a alguma aplicação de adubo ou alguma pulverização .
THIAGO MULLER

CHALÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/10/2013

o analise deve ser feito em qual época? já que acabei de fazer uma pulverização, e uma cobertura com organomineral!
BARTOLOMEU BORGES

ESPERA FELIZ - MINAS GERAIS

EM 09/05/2012

Análise de folha é uma das ferramentas mais presisas para quem gosta de tratar de suas lavouras corretamente, pois nela temos a certeza de qual nutriente a planta está precisando e qual ela já está em excesso. Estes resultados também dependem muito da época em que coleta estas folhas, exemplo: antes da primeira florada a planta está totalmente desabilitada pois acabou de extrair seus nutrientes para os grãos, sendo asim o correto é fazer a análise de folhas em novembro.
CAMILLO OTAVIO DE PAIVA

MUZAMBINHO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 22/03/2012

Muito bom esse artigo, pois a análise de folhas nos mostra o que a planta absorveu das últimas adubações e quais os  nutrientes que  estão em falta ou em excesso. Podendo ser programada uma adubação de maior precisão.
DECIO BARB0SA FREIRE

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 24/05/2011

realmente muito util.parabens
EDER JUFO

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 22/02/2011

A recomendação com base na análise de folha deve sempre levar em consideração a análise de solo, muita das vezes temos os nutrientes no solo mas não na planta isso ocorre devido as complexas relações entre os nutrientes no solo e na folha.

Lei da Interação: estabelece que cada fator de produção é tanto mais eficaz quando os outros estão mais perto do seu ótimo.
Esta influência pode ser positiva, sinérgica, como no caso de N x P; N x K; P x Ca; ou ao contrário ser negativa, antagônica, onde um fator ou elemento limita a ação de outro elemento: Al x P; Al x Ca; P x Zn; P x Fe; P x Cu; Ca x B; Zn x Fe.

JOSE MIGUEL AZEVEDO PIROVANI

GUAÇUÍ - ESPÍRITO SANTO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 14/02/2011

Eu achei esse artigo muito bom porque eu ja trabalho na minha região com analises de folha e solo vejo que analise de folha e uma analise muito criterioza , eu falo o seguinte para os meus clientes que fazem analise de folha depois que vocês fizerem uma vez nunca mais deixa de fazer ,pois ela e muito mais detalhada que uma de solo .sabendo que você vai esta trabalhando numa forma correta fazendo analise de solo e de folha .
como fazemos a coletagem aqui . fazemos sempre uma mais ou menos em setembro a outubro e quando da tempo fazemos uma em janeiro ,pois nessa epoca de setembro a outubro fazendo uma pulverização para florada e em janeiro para enchimento de grãos sendo que aqui a seca esta maltratando as lavoura .