ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rosetas cheias é que valem para uma boa produtividade do cafeeiro

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 01/04/2015

2 MIN DE LEITURA

7
1
Por José Braz Matiello, Iran B. Ferreira e Saulo R. Almeida– engenheiros agrônomos da Fundação Procafé; Carlos H. S. Carvalho, pesquisador Embrapa Café e Salvio Gonçalves engenheiro agrônomo e consultor em cafeicultura


As rosetas de café são os locais, junto aos nós dos ramos laterais, onde ocorre a frutificação do cafeeiro. Ali, a quantidade de frutos, o seu número por roseta, é um fator muito importante para se chegar a uma boa produtividade da lavoura.

A produção do cafeeiro, e, consequentemente, do cafezal, atende a uma fórmula matemática, em que a sua área produtiva, representada pelo número de ramos laterais, ao ser multiplicada pelo número médio de nós do ramo e pelo número de frutos por nó, resulta em no total de frutos por planta. Assim, um cafeeiro que possui 100 ramos produtivos, com média de 7 nós produtivos e 10 frutos por roseta, teria uma produção de 7000 frutos, ou cerca de 11,6 litros de frutos por planta.

Neste último ano, temos recebido muitas consultas, com informações de produtores que apontam um menor número de frutos nos ramos produtivos. Eles indagam o porquê disso.

A resposta, que se aplica à maioria dos casos, está no estresse que as lavouras vêm sofrendo, que tem levado as mesmas à desfolha e ao balanço desfavorável de reservas que conseguiram manter, importantes no pegamento dos frutos.

Os experimentos realizados pela pesquisa, com diferentes níveis de desfolha efetuados nas plantas, mostraram que quanto maior o enfolhamento, maior resultará o número de frutos por roseta. Uma boa quantidade de frutos, normal em plantas que vão ser bem produtivas, é aquele acima de 10 a 15 frutos/roseta.

O estresse hídrico continuado, no ano de 2014, promoveu o desgaste dos cafeeiros e, assim, as plantas chegaram à floração com menores reservas. Veio a florada, e, nessa condição desfavorável, mesmo lavouras que apresentavam, teoricamente, bom potencial produtivo, como aquelas esqueletadas em 2013, que tiveram safra zero em 2014, apresentam, agora em 2015, um número insuficiente de frutos nos ramos.

Algumas lavouras tiveram problemas já na floração. Outras lavouras floriram bem, mas tiveram perda anormal de chumbinhos, em dezembro a janeiro.

Outra causa que leva à redução de frutos por roseta, é o ataque por doenças das inflorescências - nos botões, flores e chumbinhos. Neste ano, em função do período seco e quente, estas doenças tiveram pouca importância.

Poucos frutos por roseta significam baixa produtividade, no ramo, no cafeeiro e no cafezal.

Conjunto de ramos com poucos frutos por roseta, conhecido por rosetas ralas, em cafeeiro da cultivar MN, mais sensível ao estresse.


Na mesma área da foto anterior, conjunto de ramos com número adequado de frutos por roseta (rosetas cheias), em cafeeiro da cultivar Catuaí, menos sensível ao estresse.

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO CARLOS ARIBONI

SOCORRO - SÃO PAULO

EM 12/04/2015

Muito bom artigo
PEDRO RICCI SOBRINHO

PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/04/2015

Sr. Braz Matiello,gostaria de saber ate que mês os internódios crescido podem dar florada no mesmo ano.
NISIO JOSE SOARES

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS

EM 03/04/2015

Sr. José Braz Matiello, Parabéns pelo conteúdo e interesse na disseminação do conhecimento. Esta iniciativa favorece o crescimento de milhões de produtores.

Em relação aos frutos, tenho observado que o tamanho do grão me parece menor que nas safras anteriores. Acredito que estra situação também reflete no volume da colheita. É possível  atribuir ao deficit hídrico, o tamanho do grão?
MARCOS

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 02/04/2015

Sr. Braz  e colegas cafeicultores boa tarde, sobre essa questão ( ramo x produção ), gostaria de tirar uma dúvida.  Considerado que o cafeeiro está  em desenvolvimento ou seja,  emitindo novas brotações / crescimento do ramo,  pergunto: até quando podemos esperar que esse crescimento possa se transformar em florada. Por exemplo:  Um ramo que está crescendo nos dias de hoje tem condições de florar em outubro ?
GIANNETTO GUERRINI

EM 02/04/2015

MATTIELLO....un grande AGRONOMO
PAULO CESAR SANTOS SCALLI.

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2015

Parabens,os Pesquisadores e colegas, que realizaram este trabalho, 100% de verdade. Valeu A informação muito importante abraços.
MOUZER MESSIAS SANTOS

CRISTAIS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/04/2015

Parabéns pela publicação José Braz Matiello! Sou seu fan, e espero te encontrar no dia de campo do PROCAFÉ em Boa Esperança. Abraços...

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures