ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ramos mais velhos frutificam, especialmente na cultivar arara

TÉCNICAS DE PRODUÇÃO

EM 18/06/2014

1 MIN DE LEITURA

1
0
Por José Braz Matiello, S.R. de Almeida e Iran B. Ferreira- Fundação Procafé e C.H. S.Carvalho - da Embrapa-café.

É muito conhecido o ditado que diz- “Um ano o cafeeiro se veste e no outro veste seu dono”. Isto é devido a que os ramos plagiotrópicos ou produtivos do cafeeiro, crescem num ano, para, no ano seguinte, emitirem otões/flores/frutos na parte terminal desses ramos.

No ano de alta produção, por conta do maior uso de reservas da planta para a frutificação, o crescimento dos ramos é menor e, assim, a carga de frutos da safra do próximo ano também vai ser inferior.

A formação das gemas florais, como já foi dito anteriormente, ocorre, normalmente, apenas na parte nova do ramo, do crescimento do ano anterior. Isto é a regra. No entanto, temos visto que frutos de café podem estar presentes em partes velhas dos ramos, lá mais próximo da inserção deles no tronco.

Este fenômeno de frutificação na parte velha dos ramos parece estar correlacionado com o engrossamento desses ramos e a prováveis estímulos hormonais. Diz-se isto por que a frutificação aparece em plantas decotadas e mais em certas variedades.

No decote acontece a quebra temporária da dominância apical da planta, estimulando o crescimento compensatório da ramagem lateral. Nas variedades, em especial tendo mais presente a cultivar Arara, nota-se que, ao envelhecerem e engrossarem, os ramos voltam a emitir gemas florais e frutos em suas porções mais antigas.

Existem duas hipóteses para o fato que acabamos de relatar. A primeira, talvez a mais provável, se baseia na ativação de gemas que ficaram dormentes na época em que o ramo ainda estava jovem, ou seja, os frutos são oriundos de gemas remanescentes. A outra hipótese é a da efetiva formação de novas gemas, mesmo em partes velhas dos ramos.

Esta característica de voltar a produzir em ramos velhos pode explicar, em parte, o destaque produtivo que a cultivar Arara tem apresentado, em diferentes experimentos.




Pode-se ver frutos, em boa quantidade, saindo da parte velha dos ramos laterais em cafeeiros da cultivar Arara, em São Gotardo -MG


Em ramo destacado pode-se observar a frutificação normal, na parte nova do ramo, mais à esquerda da foto e aquela considerada anormal, na parte velha do ramo, na parte direita. Cultivar Arara, em São Gotardo - MG

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSCAR BAENA G

PRODUÇÃO DE CAFÉ

EM 23/06/2014

Esto quiere decir que si yo dejo los chupones salientes por debajo de las ramas principales en un árbol, se pueden obtener mayores y mejores producciones, así sea viejo.  

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures